Durante muito tempo, o mundo dos videogames e a televisão/cinema viveram uma relação conflituosa (por assim dizer). Adaptações de jogos para séries e filmes, apesar do hype, fracassavam e geravam produções questionáveis – como Street Figther (1994). Porém, esse cenário parece estar mudando, por isso a expectativa por Halo, que estreia nesta quinta-feira (24/3), no Paramount+.
Halo marcará, finalmente, a chegada da franquia de games do Xbox ao mundo das produções audiovisuais. Ao longo de 17 anos, tentou-se adaptar o título – até mesmo Peter Jackson foi convidado em determinado momento dos anos 2000.
0
A série conta a história do guerreiro Petty Officer John-117, mais conhecido como Master Chief (Pablo Schreiber). Ele luta em um conflito espacial que ocorre no século 26, que ameaça causar a extinção da espécia humana. Halo é uma grande aposta do Paramount+, que investiu US$ 10 milhões por episódio no seriado.
Halo chega na esteira de sucessos do videogame adaptados para o cinema, como Uncharted (produção estrelada por Tom Holland) e Sonic, que estreará o segundo filme da franquia em abril.
“Nós não olhamos para o jogo. A gente não falou sobre ele. A gente conversou sobre os personagens e sobre o universo. Por isso, que eu nunca me senti limitado pelo o que já existia no videogame”, contou o showrunner Steven Kane, em entrevista à Variety.
“Sabemos que produtos audiovisuais baseados em jogos têm uma certa dificuldade de adaptação, tanto que a série foi anunciada em 2013 e só agora tivemos a confirmação. Ao meu ver, os produtores de audiovisual tem um certo receio de produzir franquias de jogos, assim como o próprio filme do Uncharted, que foi anunciado em 2009 e também só teve seu processo concluído em 2022, passando por altos e baixos e constante trocas de diretores”, opina Erick Lima, editor do Portal do Nerd.
“Acredito que as franquias de jogos se encaixem melhor em série, o filme fica limitado a algumas horas de conteúdo e, em uma temporada de 10 episódios, é possível ter muita coisa acontecendo. Por isso, acho que a serie vai ser boa, pois terá espaço para trabalhar sua história e personagens. Os efeitos especiais no trailer chamaram bastante atenção pela qualidade”, completa Erik.
Sucesso nos games
Halo é uma franquia de jogos de tiro em primeira pessoa de ficção científica militar produzida pela 343 Industries, subsidiária da Xbox Game Studios. A trama da série dos jogos gira em torno de uma guerra interestelar entre a humanidade e uma aliança teocrática alienígena conhecida como Covenant.
Criada em 2001, a franquia já gerou US$ 6 bilhões para os criadores e é uma das mais populares de todos os tempos. Ao todo, já foram 10 títulos de Halo lançados.
O post Halo chega à TV e tenta surfar no bom momento dos games no cinema apareceu primeiro em Metrópoles.