Deputado Federal Luis Miranda vota sim para o projeto de lei, que cria piso salarial de enfermagem de R$ 4.750 Reais

0
285

Na noite desta terça-feira (22), a Câmara dos Deputados aprovou um requerimento de urgência para a apreciação do projeto de lei que estabelece um piso salarial nacional para os profissionais da enfermagem.

Agora, a matéria vai tramitar de forma mais acelerada dentro da casa, dispensando a necessidade de cumprimento de alguns prazos e formalidades regimentais, como a análise do texto pelas comissões da Câmara.

Conforme a proposta, o valor mínimo inicial para os enfermeiros será de R$ 4.750, a ser pago nacionalmente pelos serviços de saúde públicos e privados. Nos demais casos, haverá proporcionalidade: 70% do piso dos enfermeiros para os técnicos de enfermagem; e 50% para os auxiliares de enfermagem e as parteiras.

O deputado Federal Luis Miranda do Republicanos DF – destacou que é mais que merecido que todos que trabalham como enfermeiros e técnicos de enfermagem sejam respeitados e reconhecidos, e em quase todo Brasil tivemos um pleito da população pedindo a valorização desses profissionais que cuidaram da saúde do povo brasileiro, principalmente no momento de pandemia,  quando esses profissionais não podiam ficar em casa se protegendo e assumiram junto com outros profissionais, a linha de frente no combate à Covid 19.

O texto prevê ainda a atualização monetária anual do piso da categoria com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) e assegura a manutenção de salários eventualmente superiores ao valor inicial sugerido, independentemente da jornada de trabalho para a qual o profissional tenha sido contratado.

O projeto de lei é de autoria do Senado e foi aprovado pelos senadores em novembro de 2021.

Artigo anteriorVídeo. Médico se exalta com técnico por causa de cabo de carregador
Próximo artigoServidores do INSS entram em greve e paralisam serviços a partir de hoje