Oscar 2022: Ataque dos Cães e No Ritmo do Coração são os favoritos

0
374

Neste domingo (27/3), os olhos dos cinéfilos estarão voltados para o Teatro Dolby, em Los Angeles, nos Estados Unidos, onde ocorrerá a cerimônia do Oscar 2022. O evento chega com dois filmes como favoritos: Ataque dos Cães e No Ritmo do Coração (CODA).

Falar em favoritos antes do Oscar é sempre flertar com o erro. Nos últimos anos, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas fez escolhas surpreendentes, fugindo dos prêmios que antecedem a cerimônia.

Feita a ressalva, Ataque dos Cães e No Ritmo do Coração chegam à cerimônia deste domingo (27/3) como os mais fortes para levar a estatueta de Melhor Filme.


0

“Até a última semana, Ataque dos Cães estava praticamente com o Oscar no bolso, mas CODA [No Ritmo do Coração] surpreendeu ganhando o Sindicato dos Produtores, que é o maior termômetro da categoria de Melhor Filme. Agora a disputa ficou em aberto, qualquer um dos dois pode levar. Se fosse para apostar, seria em Ataque dos Cães, pela qualidade e importância do filme”, avaliam Bruno Bock e Rolandinho, do canal Pipocando, que tem mais de 4,31 milhões de inscritos.

Bruno Bock e Rolandinho, que são especialistas em cultura pop e entraram para o cast da Play9, farão uma live, neste domingo, a partir das 21 no YouTube.

Fuga de público

Nos últimos anos, incluindo o período de maior impacto da pandemia de Covid-19, o Oscar perdeu relevância no público. Um dos termômetros é a queda de audiência da transmissão da cerimônia. Em 2022, por exemplo, o evento no Brasil será exibido apenas no streaming.

Não à toa, a Academia tem tentado modernizar o prêmio, seja colocando mais diversidade no júri ou mesmo tentando enxugar o tempo do evento. Em 2022, oito categorias sairão do ao vivo, para diminuir o tamanho da cerimônia..

Para Bruno e Rolandinho, há outras tentativas de “atualizar” o Oscar.

“Eles estão tentando! Neste ano, voltaremos a ter hosters e também teremos uma categoria que reconhecerá o filme mais votado do público através das redes sociais – mas não dará Oscar, apenas um reconhecimento. A pergunta é: Isso é o suficiente para atrair o público que a academia perdeu?”, questionam.

Os especialistas defendem que, apesar da mudança, é preciso uma reforma maior.

“Achamos que é mais complexo que isso [categoria de recohecimento]. Eles precisam encontrar uma forma de aproximar o corpo de votantes do público geral. Só assim começaremos a ver filmes relevantes para o público representados no prêmio”, apontam.

Os Oscar 2022 começa às 22h deste domingo (27/3). No Brasil, a transmissão será pela TNT e pelo Globoplay.

O post Oscar 2022: Ataque dos Cães e No Ritmo do Coração são os favoritos apareceu primeiro em Metrópoles.

Artigo anteriorSaiba quem se apresentará no Lollapalooza no lugar do Foo Fighters
Próximo artigoRisco de “bolas divididas” em palanques duplos preocupa Bolsonaro