Pantanal estreia na Globo com promessa de modernizar a história

0
338

Há mais de 30 anos, na TV Manchete, uma novela sobre o interior do Brasil, com muita nudez e texto de Benedito Ruy Barbosa conquistou o país. Agora, a partir desta segunda-feira (28/3), a concorrente Globo estreia sua própria versão de Pantanal.

A emissora não trata a próxima novela das 21h como um remake, na verdade, para a Globo trata-se de uma nova versão – curiosamente, nos anos 1990, a produção foi rejeitada pela emissora carioca.

O autor da nova versão, Bruno Luperi – neto de Benedito Ruy Barbosa –, comenta as mudanças entre a novela dos anos 1990 e a que estreia nesta segunda (28/3).

“Hoje em dia, temos a tecnologia a nosso favor. Na época, Jayme Monjardim conduziu muito bem a novela, foi ousado, fez um desenho de produção diferente, mesmo com todas as dificuldades. Hoje, as câmeras são menores, temos drones, câmeras para dentro d’água, a qualidade de captação é outra, é tudo muito mais moderno. Você consegue captar imagens do Pantanal de maneira diferente daquela época, quando eles não tinham esses recursos”, diz o diretor artístico Rogério Gomes.


0

A trama passa pela história do velho Joventino (Irandhir Santos) e seu filho, José Leôncio (Renato Góes / Marcos Palmeira). Ao confiar o seu destino nas mãos da natureza, o peão compreende que nada se conquista através da força, ou no laço, como ele acreditava. Nascia, assim, a lenda do maior peão de toda aquela região. O velho Joventino ficou afamado por trazer os bois selvagens, os ditos marruás, no feitiço. Porém, foi logo após essa compreensão que Joventino desapareceu sem deixar rastros, deixando o filho, José Leôncio, sozinho à espera de seu pai.

“O Pantanal resgata heróis. É uma característica muito forte da obra do meu avô, que tem um caráter épico e fala sobre valores com personagens fortes e inspiradores. O José Leôncio te inspira, te faz acreditar que o mundo pode ser melhor, que existem pessoas que são corretas, dignas. Ainda assim, ele comete seus erros. A novela também tem esse caráter humano, que é o que mais me move, porque gera empatia. Ninguém é perfeito. A possibilidade de se apaixonar e odiar o protagonista e o antagonista é real”, comenta o autor Bruno Luperi.

Grande elenco

Após os números frustrantes de audiência de Um Lugar ao Sol, a Globo aposta pesado em Pantanal. Para isso, um grande elenco está escalado na novela – principalmente, em meio à saída de atores da emissora em diração ao streaming.

Bruna Linzmeyer interpreta a carioca Madeleine, que chega ao Pantanal contrariada após se casar com José Leôncio (Renato Góes).

“Olhei tudo com uma certa lente para Madeleine, não estive no Pantanal como Bruna, turista, passeando. Lembro que o primeiro dia que acordei, vi que onde estávamos, de manhã, tinha uma quantidade gigantesca de pássaros, de barulhos que eu nunca tinha ouvido. É uma mistura de ser encantador e desesperador. Todos os dias eu pensava que o lugar não tem esquina. Você não caminha e vira. É uma continuidade de verde, de amarelo queimado, e tantas outras cores…”, comenta a atriz sobre as primeiras impressões que teve.

Renato Góes, que faz par romântico com Bruna, ao interpretar na primeira fase o fazendeiro José Leôncio, também tirou proveito da vivência local para a construção de seu personagem. “Um mês antes da gravação, passei 15 dias no Pantanal. Liguei para uns amigos e expliquei que eu gostaria de conhecer o local. Fui com eles, passamos duas semanas. Nesses dias, fui para a casa do Almir Sater passar três dias e depois estive nas redondezas de Aquidauana, no Bosque Belo, a meia hora da cidade. Foi um impacto muito grande. É uma quantidade imensa de animais. Eu queria perder esse encantamento”, queria que meu personagem não tivesse um deslumbramento. José Leôncio está acostumado com biomas diferentes. E eu precisava quebrar isso. Portanto, esses 15 dias foram fundamentais”, revela o ator.

Além deles, completam o elenco Juliana Paes, Fábio Neppo, Irandhir Santos, Almir Sater e outros.

O post Pantanal estreia na Globo com promessa de modernizar a história apareceu primeiro em Metrópoles.

Artigo anteriorOscar 2022: após tapa em Chris Rock, Will Smith se emociona em fala
Próximo artigoDoria aposta em trunfos na saúde e economia para superar alta rejeição