“Uma andorinha só não faz verão”. Talvez este ditado seja verdadeiro, mas é preciso que uma ave decida começar a voar para formar o bando. Este homem mexicano percorre o seu país em uma carroça adaptada, com o objetivo de resgatar cachorros de rua e cuidar deles.
Os cachorros de rua do México podem contar com pelo menos um anjo de guarda: Edgardo Zuñiga deixou a sua base em Tepic, capital de Nayarit (oeste do México, na costa do oceano Pacífico), e viaja pelo país para ajudar animais abandonados.
Nas suas andanças a bordo de uma carroça – um triciclo com rodas de bicicleta –, Edgardo é seguido por uma multidão de cachorros de rua, interessados no alimento e na proteção proporcionados pelo benfeitor.
As andanças
Edgardo Zuñiga, conhecido pelos mexicanos como “Edgardo Perros” (cachorros), é um homem de 50 anos ,que já percorreu 14 mil quilômetros de estradas no México, em 14 anos de idas e vindas. As atividades do benfeitor são múltiplas: ele oferece desde um prato de comida até um tratamento médico, quando encontra um cachorro ferido ou doente.
Edgardo começou as suas excursões há sete anos e calcula ter ajudado por volta de mil cachorros abandonados neste período a encontrar novas famílias. Ele providencia adoções, tratamentos médicos (inclusive cirurgias), castração, e vacinação para os animais. Para outros, em situação mais difícil, ele apenas oferece apoio e carinho, nos dias que lhes restam de vida.
Veja a matéria completa no Cães Online, parceiro do Metrópoles.
O post Homem viaja pelo país de bicicleta para resgatar cães abandonados apareceu primeiro em Metrópoles.