Eleitores têm até hoje para pedir primeira via do documento, quitar pendências e transferir local de votação; procedimentos são feitos pelo site do TSE
Brasileiros a partir de 16 anos que desejam votar nas Eleições 2022 têm apenas até esta quarta-feira (4) para tirar ou regularizar o título de eleitor. A data também é o período limite para transferir o domicílio eleitoral e mudar o local de votação, bem como realizar outras alterações no cadastro eleitoral. Os procedimentos são feitos online, por meio da plataforma Título Net, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Por conta das medidas restritivas contra a Covid-19, não é necessário cadastrar ou realizar biometria no dia da votação.
Neste ano, o primeiro turno das eleições está marcado para 2 de outubro. O segundo turno, nos estados e nacionalmente, caso preciso, ocorrerá em 30 de outubro, último domingo do mês. Os eleitores votarão para eleger representantes de cinco cargos: Presidente da República, governador, senador, deputados federais e deputados estaduais.
Prazo para tirar ou regularizar o título para Eleições 2022 termina nesta quarta-feira, dia 4 — Foto: Divulgação/TSE
Como escaneio documentos com assinaturas a caneta de forma mais precisa? Descubra no Fórum
Quem não sabe se está com o título regularizado pode consultar a situação eleitoral no site do TSE. Após acessar o menu “Eleitor e eleições”, basta entrar na opção “Título de eleitor”, ir em “Como regularizar seu título” e, por fim, selecionar “Clique aqui para consultar sua situação eleitoral”.
O eleitor pode realizar a consulta por nome, CPF ou número do título de eleitor. Se houver pendências, será necessário quitá-las por Pix, cartão de crédito ou Guia de Recolhimento da União (GRU). As GRUs com valor menor que R$ 50 devem ser pagas no Banco do Brasil.
Site do TSE permite consultar situação eleitoral — Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes
Caso o status da situação eleitoral seja “cancelado” — o que ocorre depois de três ausências consecutivas injustificadas às eleições —, é preciso solicitar revisão ou transferência de domicílio eleitoral através do Título Net. Este e outros pedidos na plataforma, como tirar o título de eleitor pela primeira vez ou emitir segunda via, exigem que sejam anexados vários documentos.
A lista de anexos inclui uma fotografia frente e verso de um documento oficial com foto, como RG ou carteira de motorista, e comprovante de residência atualizado, como conta de luz ou fatura do cartão de crédito. Também é necessário tirar uma selfie segurando o documento que você apresentou próximo ao rosto. Para homens, é necessário ainda anexar o certificado de quitação de serviço militar (no ano em que completam 19 anos).
Documentos necessários para regularização do título de eleitor no Titulo Net — Foto: Reprodução/Raquel Freire
Aplicativo e-Título facilita emissão do título de eleitor
A plataforma do TSE também permite solicitar a impressão do título em papel, mas isso não é necessário. Após realizar o cadastro no Título Net, basta baixar o aplicativo e-Título, disponível para celulares Android e iPhone (iOS), e usar a versão digital do documento. Ela tem a mesma validade do impresso e pode ser apresentada na hora da votação.