Ex-obesa, carioca compartilha como perdeu 50 quilos sem cirurgia

0
369

Rio de Janeiro – Talita Monteiro, de 27 anos, conhecida no meio da internet pelo perfil @vaiquedatata, já passou por mudanças de estilo de vida que inspiram os seus seguidores. A carioca perdeu mais de 50 quilos, de maneira natural, e usa as redes sociais para compartilhar a mensagem de que a vida saudável é acessível a todos.

Ao Metrópoles, Talita contou que enfrenta a obesidade desde os 6 anos de idade e teve que aprender a lidar com o seu corpo e com a vida saudável de uma maneira mais tranquila:

“Tive que entender que ser diferente não era errado”.


0

Relação com o peso

Talita começou a fazer tratamento contra a obesidade aos 6 anos, quando começou a se distanciar do peso ideal das crianças na mesma faixa etária. Nessa época, iniciou o processo de emagrecimento pela primeira vez. “Minha mãe me levou no endócrino e eu descobri que tinha distúrbios hormonais”. A partir daí, começou a se alimentar melhor, praticar atividades físicas e a manter uma vida mais ativa para controlar o peso.

A influencer conta que, a partir da adolescência, os hábitos começaram a mudar novamente. “Na adolescência eu me rebelei. A minha rotina era diferente dos meus amigos, e como nessa época começamos a ficar independentes, eu larguei a vida saudável de vez”, explica.

Antes de terminar o ensino médio, e sem praticar nenhum tipo de atividade ou acompanhamento, começou a ganhar peso. A carioca então procurou uma mudança de estilo de vida e retomou hábitos mais saudáveis.

“Eu tinha engordado bastante, mas não fazia nada para mudar isso. A partir dos 18 anos, eu voltei a fazer atividades físicas e a emagrecer, consequentemente. Mas eu estava emagrecendo pelos motivos errados, então acabei engordando tudo de novo”, contou.

Maior peso e recomeço do processo

Com 1,76m de altura, Tata atingiu o peso máximo de 130kg. Segundo ela, a vontade para iniciar um novo processo de emagrecimento aconteceu após um período em que não se reconhecia ao olhar no espelho. “A partir daí eu pensei que tinha que voltar aos eixos. Comecei a pesquisar sobre emagrecimento, me informar sobre os processos e mudei a minha motivação. Comecei a fazer por mim”.

Para fazer essa retomada, a estudante de engenharia explica que começou sozinha. Por acreditar que já conhecia muito dos métodos de emagrecer, pelo fato de fazer dieta desde os 6 anos. Ela seguiu sem orientações profissionais até perceber que isso poderia causar mais prejuízos do que ganhos no processo de emagrecimento.

“Eu achava que sabia de tudo, mas na verdade eu não sabia. Por mais que eu me informasse, não sou profissional da saúde, aí comecei a fazer coisas que não podia como atividade física em excesso, cortar carboidratos, até que um dia eu desmaiei”, explicou.

Após desmaio uma nova mudança

Talita procurou ajuda e orientação médica de um endocrinologista e uma nutricionista, além de um terapeuta que a ajudou a encarar a mudança de um estilo de vida de uma outra forma.

Ao todo, Tata chegou a perder 50 kg de forma natural, sem cirurgias e nenhuma intervenção médica invasiva. Hoje, aos 27 anos, segue dietas estritamente prescritas por profissionais da área médica para continuar mantendo o peso.

“Vai que dá Tata”

Talita criou uma conta no Instagram em 2018 para compartilhar dicas de vida saudável e quebrar preconceitos de que a vida saudável “não é para todo mundo”. Ela começou mostrando receitas saudáveis e, com o tempo, a sua própria rotina.


Com 114 mil seguidores no Instagram, Tata já lidou com críticas e mensagens de ódio em relação ao corpo. “Quando meu conteúdo começou a viralizar nas redes sociais, no começo da pandemia, eu recebi muitos haters. Já fui chamada de deformada, já me falaram para emagrecer e fazer cirurgia ou nenhum homem iria me querer”.

Por estar começando o processo de terapia, Tata conta que acabou lidando bem com o assunto. “No início eu fiquei bem afetada, mas depois aprendi lidar da melhor maneira. Eu comecei a entender que isso era um problema das pessoas que postam e não meu”, acrescenta.

Tata também faz um projeto para ajudar as seguidoras a perderem peso, o desafio “xuadinhax”. É uma forma que ela encontrou para se comunicar com as seguidoras.

“Comecei a ver que as pessoas tinham dificuldades em criar um novo hábito de vida saudável. Então, eu comecei a criar desafios para ajudar as pessoas a mudarem. Eu faço um mix de conscientização, porque dietas também têm seus lados ruins, com motivação”, finalizou.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

O post Ex-obesa, carioca compartilha como perdeu 50 quilos sem cirurgia apareceu primeiro em Metrópoles.

Artigo anteriorGiulia Del Bel conquista o streaming e vira rosto de várias produções
Próximo artigoLula proporá fim de escolas militarizadas e “resgate” de Paulo Freire