Em setembro de 2019, um caso chamou atenção do Brasil. O então prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella (Republicanos), decidiu recolher uma revista em quadrinhos por, segundo ele, ser um conteúdo impróprio para crianças. O motivo? O beijo entre dois personagens da Marvel: Wiccano e Hulkling. O fato, quase três anos depois, foi o ponto de partida para o livro Pode um LGBTQIA+ Ser Super-Herói no Brasil?, do escritor e pesquisador Christian Gonzatti.
Lançado pela editora Devires, a obra é resultado do trabalho de Christian, que é doutor em comunicação social e tem pesquisa ligada à diversidade na cultura pop. Nas páginas, o leitor encontrará uma reflexão sobre como a representação LGBTQIAP+ na cultura pop tem enfrentado perseguições políticas e sociais de grupos conservadores .
“Recebo todos os dias mensagens de adolescentes e jovens LGBTQIA+ e de pessoas aliadas da diversidade que agradecem a maneira como eu tenho tentado popularizar esses temas com uma linguagem menos acadêmica. O livro é, então, uma forma de dar continuidade a esse trabalho de popularização de temas que são muito mal compreendidos pela sociedade brasileira. Entender mais sobre diversidade é o primeiro para o enfrentamento das violências e desigualdades. E a cultura pop pode ser uma ferramenta importantíssima para facilitar esse entendimento. Afinal, estamos falando de personagens e histórias que chegam em muitas camadas da nossa cultura”, explica Christian Gonzatti.
Pode um LGBTQIA+ Ser Super-Herói no Brasil? já pode ser adquirido em pré-venda no site Queer Livros. O lançamento oficial será na Poc Con, feira LGBTQ+ de Quadrinhos e Artes Gráficas, evento que acontece em São Paulo.
Christian Gonzatti criou a plataforma Diversidade Nerd, que reúne 350 mil seguidores no TikTok. O espaço é considerado pelo pesquisador uma das grandes fontes de inspiração para a publicação do livro.
Relembre participação de Christian Gonzatti no Metrópoles Fã:
O post Pesquisador lança livro sobre heróis LGBTQIAP+ no Brasil apareceu primeiro em Metrópoles.