Em 2022, no Distrito Federal, 582 pessoas morreram em decorrência da Covid-19. Destas, 503, ou seja, 86,42% do total, tinham algum tipo de comorbidade.
Os dados são referentes ao intervalo de 1º de janeiro até 2 de junho. A partir desta sexta-feira (3/6), a aplicação da quarta dose da vacina passará a ser voltada para as pessoas com 50 anos ou mais, independentemente da existência de doenças pré-existentes.
A comorbidade que mais culminou em óbito, durante o período analisado, é a a cardiopatia. Pelo menos 376 dos pacientes que morreram em decorrência do novo coronavírus tinham a doença previamente.
Procurada, a Secretaria de Saúde do DF (SES/DF) informou que segue “rigorosamente” as orientação do Ministério da Saúde, conforme o Plano Nacional de Imunização (PNI).
“Desta forma, a aplicação da quarta dose (segunda dose de reforço) obedece a abertura de novos públicos indicados pelo órgão federal. No caso da primeira dose de reforço, qualquer pessoa com 12 anos ou mais pode se dirigir aos pontos de vacinação para receber o imunizante”, completa a pasta distrital.
No último informe técnico do ministério em que o DF é incluído na pauta, a capital federal recebeu cerca de 72,7 mil doses de vacinas destinadas como dose de reforço para pessoas de 18 anos ou mais.
Questionado sobre o motivo de não priorizar mais pessoas com comorbidades, o Ministério da Saúde não retornou. O espaço segue aberto para manifestações.
Covid-19
Nesta quinta-feira (2/6), a secretaria notificou 2,9 mil casos de Covid-19. Nenhuma morte foi registrada. Segundo o documento, a taxa de transmissão chegou a 1,46, ou seja, um grupo de 100 pessoas é capaz de infectar outras 146.
Desde o início da pandemia, o DF registrou 715.938 casos e 11.692 mortes.
Quer ficar ligado em tudo o que rola no quadradinho? Siga o perfil do Metrópoles DF no Instagram.
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.
O post Covid: com 503 mortes em 2022, DF não antecipará D4 para comorbidades apareceu primeiro em Metrópoles.