GDF – Ibaneis inclui PM, CBMDF, Iges, CLDF e comissionados no plano de saúde

0
734

O governador Ibaneis sancionou lei que faz ajustes no GDF Saúde e inclui servidores como PMs e bombeiros, mediante convênio das instituições

Uma nova lei sancionada pelo governador Ibaneis Rocha (MDB) amplia o plano de saúde do governo, o GDF Saúde, para policiais e bombeiros militares, funcionários do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do DF (Iges-DF e do Hospital da Criança de Brasília José Alencar. Servidores ativos e aposentados da Câmara Legislativa do DF (CLDF) e do Tribunal de Contas do DF (TCDF) também poderão aderir ao plano.

A lei publicada foi aprovada pela CLDF e sancionada pelo chefe do Buriti nesta sexta-feira (3/6). A norma estabelece que as instituições responsáveis pelos servidores devem fechar um convênio com o Instituto de Assistência à Saúde dos Servidores do DF (Inas) para que seus empregados possam, a partir daí, ter acesso ao GDF Saúde.

Cada órgão que fechar o plano de saúde com o Inas deve arcar com o aporte mensal de pelo menos 1,5% calculado sobre o valor mensal da folha de pagamento. A Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros são mantidos com recursos federais, enquanto que o Iges-DF e o Hospital da Criança também têm independência financeira. Por isso, devem pagar o percentual, de forma que não impacte nas finanças do GDF, que já paga o valor para os servidores diretamente vinculados a ele.

Presidente do Inas, Ney Ferraz disse à coluna que a exigência de pagamento de 1,5% sobre a folha para cada instituição é necessária a fim de manter a saúde financeira do plano de saúde.

“Foi tudo feito com muita dedicação e responsabilidade. A determinação do governador para incluir os profissionais do Iges e do Hospital da Criança para fazer justiça com os trabalhadores que também estiveram na linha de frente contra a Covid”, afirmou Ferraz.

A lei também prevê que o GDF envie à CLDF um projeto de criação de carreira para o Inas, em 90 dias. Com a aprovação, o governo poderá fazer concurso público para preencher as vagas no instituto.

Comissionados

Os servidores comissionados da administração direta e indireta poderão utilizar o GDF Saúde enquanto mantiverem o vínculo com o governo distrital.

As taxas de adesão ao plano de saúde permanecem as mesmas. O servidor que quiser ter acesso ao GDF Saúde deve pagar 4% sobre a remuneração bruta e mais 1% por dependente de até 21 anos.

Ajude nosso portal Pix 61981440997

Artigo anteriorGustavo Aires lança sua pré-candidatura a deputado distrital com aproximadamente 600 apoiadores
Próximo artigoAmanhã tem aniversario do Alexandre Équi