A coluna LeoDias conversou com o empresário esportivo Junior Mendonzza sobre as possibilidades do digital influencer Iran Ferreira, o Luva de Pedreiro, se tornar um jogador profissional agora que ele rescindiu contrato com Allan Jesus, seu ex-agente, por suspeitas de ter sido furtado por ele em algumas negociações e contratos fechados com marcas.
“Na minha visão de empresário, eu acho que ele não fez base para se tornar um jogador profissional. Creio que ele deve seguir como influencer digital. E assim, se algum clube o contratasse hoje, teria de ter um treinamento muito grande devido a necessidade de adaptação. Nos vídeos que ele faz, o Luva mostra ter um bom chute, demonstra ter um bom domínio de bola, mas isso é muito diferente de saber jogar profissionalmente em campo”, pontuou Junior.
3 Cards_Galeria_de_Fotos (6)
Aos 20 anos de idade, Iran Ferreira, mais conhecido como Luva de Pedreiro, resolveu fazer vídeos bem-humorados no TikTok mostrando sua habilidade no futebol. Pouco tempo depois, viralizou Reprodução/ Instagram
*****Foto-iran-ferreira-o-luva-de-pedreiro (3)
Morador da pequena cidade de Tábua, na Bahia, Iran conseguiu inovar nas redes usando um toque de autenticidade e de simplicidade. Não demorou muito, e o jovem se tornou um fenômeno. Jogadores da seleção brasileira, como Neymar, Richarlison, e até mesmo o filho de Cristiano Ronaldo, já fizeram menção ao baiano nas redes Reprodução/ Instagram
*****Foto-iran-ferreira-o-luva-de-pedreiro (7)
Ao Esporte Espetacular, da TV Globo, o jovem revelou um pouco da vida difícil. De família simples, Iran auxilia, desde os 7 anos, nos cuidados em casa enquanto o pai trabalha em uma fazenda. Capinar a terra, cuidar dos animais e tomar conta da simples residência da família foi a vida que Luva de Pedreiro aprendeu a viver Reprodução/ Instagram
*****Foto-iran-ferreira-o-luva-de-pedreiro (6)
Apaixonado por futebol, decidiu comprar uma luva numa casa de material de construção, porque não tinha condições de comprar uma profissional, para jogar com os colegas. “Eu pensei, quer saber, vou botar meu nome assim para ninguém me menosprezar. Resolvi a crítica assim”, disse o rapaz Reprodução
*****Foto-iran-ferreira-o-luva-de-pedreiro (7)
Pouco tempo depois, o jovem ganhou as redes gravando vídeos onde marca gols e comemora de maneira engraçada. Os bordões “receba!”, “síi” e “obrigado, meu Deus” têm histórias. Segundo o jovem, o primeiro é para rebater as críticas: “Quando eu marco, eu olho para a câmera e digo como um desabafo mesmo”, disse Iran Reprodução/ Twitter
Foto-luva-de-pedreiro-influencer (1)
“Já o ‘Síí’, eu não vou mentir, veio do Cristiano Ronaldo, que eu sou muito fã. O ‘graças a Deus pai’ e ‘Pai, Filho e Espírito Santo’ é porque eu tenho muita fé em Deus”, completou Reprodução/ Twitter
*****Foto-iran-ferreira-o-luva-de-pedreiro (2)
Com o sucesso, o jovem acumula mais de 14 milhões de seguidores no Instagram e mais de 16,9 milhões no TikTok, um crescimento meteórico. Ainda assim, Iran segue mantendo o modelo do sucesso: uma bola de futebol, um campo de terra batida de sua cidade, um gol e a indispensável luva de pedreiro Reprodução/ Instagram
Foto-luva-de-pedreiro-influencer (3)
Ao explodir nas redes sociais, Iran Ferreira alcançou a fama que todos sonham, fechou contratos publicitários com grandes marcas, como a Amazon, e marcou presença em grandes eventos, como a final do campeonato europeu de clubes em Paris, na França Reprodução/Instagram
*****Foto-iran-ferreira-o-luva-de-pedreiro (5)
Em 19 de junho, no entanto, algo supostamente mudou. Durante uma live nas redes sociais, Iran se mostrou irritado com as cobranças que tem sofrido quanto a não mudar de casa e de cenário onde grava. Luva de Pedreiro chegou a responder alguns seguidores que o indagaram durante o bate-papo Reprodução/ Instagram
*****Foto-iran-ferreira-o-luva-de-pedreiro (1)
“Graças a Deus, pai. Estou aqui pelos meus seguidores. O que meus seguidores falarem comigo aí… Tá ligado? Eu não bebo não, parceiro. Estou são. Tá ligado? Mas eu quero desabafar nessa p… Estou de saco cheio, já”, comentou, exaltado Reprodução/ Instagram
*****Foto-iran-ferreira-o-luva-de-pedreiro (8)
Depois das falas de Luva, fãs chegaram a sugerir que ele precisaria de ajuda. Para alguns, ele virou uma celebridade mundial e não estaria aguentando a pressão. Outros imaginam que Iran pode ter se desentendido com o empresário Twitter/Reprodução
Foto-luva-de-pedreiro-influencer (2)
Essa, inclusive, não é a primeira vez que a equipe de gerenciamento da carreira de Iran vira alvo de suspeitas e críticas do público. Em abril, ao receber a placa de prata do YouTube, devido à marca de 100 mil inscritos na plataforma, o Luva de Pedreiro viu seu nome perder espaço para o nome da ASJ Consultoria Reprodução/ Twitter
*****Foto-iran-ferreira-o-luva-de-pedreiro (4)
Mesmo que o canal de Iran no YouTube fosse denominado apenas como Luva de Pedreiro, a empresa de Allan Jesus, o empresário, solicitou personalização na placa com o nome adicional. Desse modo, ao publicar a foto segurando o presente, o jovem foi alertado por fãs e personalidades da plataforma sobre o que estava acontecendo Reprodução/ Instagram
*****Foto-iran-ferreira-o-luva-de-pedreiro (6)
Essa situação e o recente anúncio de pausa nas gravações dos vídeos acenderam alerta do público. No fim da tarde do dia seguinte, porém, o jovem voltou a aparecer nas redes mostrando uma partida de futebol Reprodução/ Instagram
0
Ainda segundo o empresário, o mais inteligente a se fazer no momento é seguir investindo na carreira digital do jovem Iran Ferreira: “Ele vai angariar muito mais com contratos de publicidade do que propriamente como um jogador. Um salário de um jogador sem história em clubes e sem base, não valeria a pena quando se compara as duas profissões. Eu creio que nem ele vá querer partir para esse lado”.
Uma apuração feita pela coluna LeoDias com uma fonte da área de marketing de influência sondou uma cotação nas mídias do Luva, apresentou números altíssimos sobre os primeiros impactos dele com as grandes marcas. O início foi tão promissor, que mesmo sem exclusividade com alguma empresa, seu primeiro grande faturamento foi de R$ 300 mil.
A explosão veio logo na sequência, há dois meses, quando o jovem baiano virou o sonho de consumo da Amazon Prime Video para a divulgação do cardápio de eventos esportivos do serviço de streaming. O contrato rendeu a ele nada menos que R$ 1 milhão.
O que falta entender é sobre como todo esse dinheiro foi gerenciado. Até o último domingo (19/6), a carreira do talentoso influencer estava sob o guarda-chuva da ASJ Consultoria, do empresário Allan Jesus. Mas as relações, ao que parece, ficaram estremecidas.
Fique por dentro!
Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga @leodias no Instagram.
Agora também estamos no Telegram! Clique aqui e receba todas as notícias e conteúdos exclusivos em primeira mão.
GDF também publicou normas que criam o programa Nota Legal Solidária e o Dia de Combate às Violações das Prerrogativas da AdvocaciaO governador Ibaneis...