Metrópoles/Ideia: conheça os nomes apontados pelos eleitores do DF para deputado distrital

0
345

Os eleitores do Distrito Federal citaram 49 nomes, quando questionados em quem votariam para deputado distrital, caso as eleições fossem hoje, segundo a pesquisa Metrópoles/Ideia, divulgada nesta sexta-feira (24/6). Mas é grande o percentual de cidadãos que disseram não saber em quem votar: 66,8%.

A pesquisa é espontânea, ou seja, os entrevistados citam o nome de quem votariam, sem que as opções sejam previamente exibidas.

A diferença de pontuação é apertada. Professora Deusinha tem 1,4% das intenções de voto e aparece em primeiro lugar. Logo atrás, estão Erika Kokay (PT), com 1,1%, seguida de Bia Kicis (PL) e Milena Câmara (PP), indicadas por 1% do eleitorado.

Entre os atuais 24 deputados distritais, 13 foram indicados pelos eleitores. São eles: Delegado Fernando Fernandes (Pros), Martins Machado (Republicanos), Fábio Felix (PSol), João Cardoso (Avante), Robério Negreiros (PSD), Roosevelt Vilela (PL), Reginaldo Veras (PV), Claudio Abrantes (PSD), Iolando (MDB), José Gomes (PP), Leandro Grass (PV), Agaciel Maia (PL) e Jorge Vianna (PSD).

No total, 11,4% dos eleitores responderam que vão votar branco ou nulo. E 1,1% citou outros nomes.

Veja o resultado:

Flávia, Reguffe e Damares estão empatados na corrida eleitoral para o Senado, diz pesquisa Metrópoles/Ideia

Ibaneis tem 34,5% das intenções de voto e lidera com folga disputa pelo GDF, diz pesquisa Metrópoles/Ideia

Pesquisa

O Metrópoles divulgará uma série de pesquisas eleitorais encomendadas pelo portal ao Instituto Ideia. Os levantamentos para aferir a preferência do eleitorado brasiliense serão publicados até a véspera do segundo turno.

Foram entrevistadas 1.200 pessoas na faixa etária de 16 anos ou mais, com Título de Eleitor, em todas as regiões administrativas do Distrito Federal, entre os dias 16 e 21 de junho.

A pesquisa quantitativa foi realizada com aplicação de questionário estruturado, por meio de inquérito telefônico, com plano amostral e ponderação quanto a sexo, idade, grau de instrução e nível econômico do entrevistado.

A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%.

A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob os números DF-04171/2022 e BR-09578/2022.

O post Metrópoles/Ideia: conheça os nomes apontados pelos eleitores do DF para deputado distrital apareceu primeiro em Metrópoles.

Artigo anteriorMac Júlia lembra batalhas na música: “Gravei até o 9º mês de gravidez”
Próximo artigoEm cinco meses, 125 meninas de até 14 anos sofreram estupro no DF