Na pesquisa espontânea Ibaneis soma 21,3% contra 3,7% do ex-governador Arruda e 3% de Reguffe, aponta pesquisa do Metrópoles/Ideia
A vantagem aumentou e o governador Ibaneis Rocha (MDB) continua como favorito das intenções de voto para o Governo do Distrito Federal.
Segundo a pesquisa Metrópoles/Ideia, divulgada nesta segunda-feira (18) pelo portal de notícias, 29,1% dos eleitores do DF disseram que votariam em Ibaneis se as eleições fossem hoje.
Em segundo lugar, com 22,2% da preferência, o ex-governador José Roberto Arruda (PL) está sete pontos atrás de Ibaneis.
A margem de erro estimada é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%.
A pesquisa foi registrada no Superior Tribunal Eleitoral (TSE) sob o número DF-02959/2022.
Com uma liminar na mão do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e ainda correndo o risco de ficar inelegível, Arruda tem costurado possível candidatura ao GDF. Ele tenta no Supremo Tribunal Federal (STF) após obter liminar que suspendeu duas condenações por improbidade administrativa no âmbito da Operação Caixa de Pandora.
O Supremo vai se manifestar em 3 de agosto, quando os ministros decidirão sobre a repercussão geral da retroatividade da Lei de Improbidade.
Terceiro bloco
O senador José Antônio Reguffe (União Brasil) aparece com 12,6% das intenções de voto e ocupa a terceira colocação. Depois estão a senadora pedetista Leila do Vôlei (6,8%), o senador tucano Izalci Lucas (5,0%), o ex-secretário de Educação pessebista Rafael Parente (4,6%) e por último o deputado distrital Leandro Grass (PV), com 3,0% das intenções de voto.
Não pontuaram na pesquisa, ou seja, tiveram menos de 10% das intenções de voto Keka Bagno (PSol), Winston Lima (PRTB), Lucas Salles (DC), Robson da Silva (PSTU) e João Vicente Goulart (PCdoB) pontuaram com menos de 1%.
Eleitores indecisos são 10,0% e 4,8% disseram que votariam branco ou nulo.
Espontânea
A pesquisa espontânea, quando não são apresentadas opções aos entrevistados, mostra Ibaneis favorito e isolado na frente da corrida pelo Palácio do Buriti. Nesse cenário, o governador e pré-candidato à reeleição tem 21,3% das intenções de voto dos eleitores.
Arruda aparece apenas com 3,7% dos eleitores afirmaram que votariam nele. Reguffe tem 3,0%, enquanto Rafael Parente tem 2,5%. Leila tem 2,0% e Izalci possui 1,1%.