Mãos à lata: pai e filho se aventuram na criação de motorhomes no DF

0
103

“Pai, quero transformar a Kombi em um motorhome” — e assim foi feito. Rodrigo Vieira Santos, de 31 anos, e o pai, Marco Antônio dos Santos, de 56, construíram a Aurora, o primeiro motorhome da família, em 2021. Colocando a mão na massa, ou melhor, na lataria do carro que fez sucesso na década de 1960, os dois transformaram o veículo em uma casa viajante e deram início a um empreendimento promissor na capital do país.

“Sempre fui apaixonado pelo carro”, conta Rodrigo em entrevista especial de Dia dos Pais, celebrado neste domingo (14/8), ao Metrópoles. “A Aurora foi a segunda Kombi que eu comprei. Queria usá-la para viajar durante a pandemia [de coronavírus]. Rapidamente, veio a vontade de transformá-la em um motorhome, a fim de deixar as viagens pelas rodovias do Brasil mais confortáveis. Foi então que convidei o meu pai para a missão”, complementa o empreendedor.

Publicidade do parceiro Metrópoles


0

O pai, daqueles que topa tudo, logo se interessou pelo desejo do filho. Para dar vida à Aurora, os dois passaram a estudar formas de transformar uma Kombi em uma casa sobre rodas.

“À noite, a gente estudava técnicas de elétrica, hidráulica e marcenaria. Durante o dia, colocávamos em prática tudo o que tínhamos aprendido”, relembram.

Embarcando nos sonhos do herdeiro, Marco usou toda a experiência em elétrica para ajudar Rodrigo a transformar a Aurora em realidade. “O que não sabíamos, fomos estudando, aprendendo e colocando em prática. Nossa ideia, desde o princípio, foi deixá-la o mais artesanal possível”, revela o patriarca da família Santos.

Dia dos pais - Rodrigo e Marco Antônio - Motorhomes
Rodrigo e Marco Antônio são grandes amigos

Aurora brasiliense

A Aurora, uma Kombi do ano de 2010, foi transformada em motorhome em meados de 2021. Dois meses foram suficientes para deixá-la com a aparência de uma verdadeira casa. O proprietário explica que o nome do veículo foi escolhido a dedo e significa “o que antecede o nascer do sol”.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Raízes MotorHome e Turismo (@raizesmotorhome)

Com ela, Rodrigo e o pai fizeram paradas em clássicos pontos turísticos do Centro-Oeste, a exemplo de Salto Corumbá, Chapada dos Veadeiros e Pirenópolis. Desde que o colocou a Kombi na estrada para fazer o que gosta, pessoas passaram a demonstrar interesse no veículo.

“O intuito não era transformar isso em um negócio. A oportunidade surgiu pelo interesse de amigos e pessoas próximas”, conta Rodrigo. “Tinha gente que me pedia emprestada, queria me acompanhar nas viagens… Ela fez o maior sucesso. Então, conversei com meu pai sobre a possibilidade de colocarmos o motorhome para alugar e transformar isso em um empreendimento”, rememora. Foi assim que a Raízes Turismo nasceu.

“A experiência do meu pai me ajuda a desenvolver a minha própria experiência”, diz Rodrigo sobre o pai.

Dia dos pais - Rodrigo e Marco Antônio - Motorhomes
Rodrigo e Marco Antônio

Casa sobre rodas

Com a ideia de transformar a Aurora em um negócio, pai e filho providenciaram tudo que era preciso para deixá-la segura. Para que outras pessoas viajassem com ela, a Kombi foi equipada com utensílios de cozinha, roupa de cama, barraca, cafeteira, copos e seguro viagem.

“A gente pensou em tudo. A pessoa que aluga a Aurora tem água quente, um manual de uso com explicações detalhadas sobre ela e, claro, a experiência única de viajar com um motorhome”, exemplificam os responsáveis por ela.

Com o máximo de produção manual, até as cortinas do carro foram feitas à mão. “Foi a minha mãe que costurou as cortinas da Aurora”, informa Rodrigo. “A gente fez tudo à mão, lá em casa. Só terceirizamos aquilo que não tinha mesmo como fazer”, afirma.

O sucesso tem sido tanto que, depois da Aurora, pai e filho construíram outros dois motorhomes. “O segundo que construímos foi de um rapaz que alugou a Aurora e ficou apaixonado. Ele comprou uma Kombi e pediu que fizéssemos a customização. O terceiro é de um vendedor de queijos que pediu uma lojinha ‘viajante’”, explicam.

Parceria de vida

Moradores de Brasília há cerca de cinco anos, os membros da família Santos têm uma relação extremamente harmoniosa. Capixabas, Marco e a esposa vieram para a capital do país incentivados pela filha, que tinha o sonho de prestar concurso público. “Se ela viesse, todo mundo viria junto. Rapidinho, nos mudamos para cá”, conta o aposentado.

Rodrigo é o caçula de três irmãos e tem o pai como maior inspiração. “O meu pai é a base da nossa família. Ele é caprichoso, sábio e dedicado. Educou a mim e aos meus irmãos muito bem. Sempre nos apoiou e nos criou para sermos focados no estudo e no trabalho”, elogia o jovem empresário.

Para o pai, o filho sempre teve veia empreendedora. “Eu sabia que ele acabaria abrindo o próprio negócio. Ele tem esse espírito empreendedor desde muito novo. A gente fica feliz em ver que está dando certo”, celebra Marco.

Dia dos pais - Rodrigo e Marco Antônio - Motorhomes
Parceria entre Rodrigo e Marco Antônio vai além da relação familiar. Sócios, pai e filho constroem e alugam motorhomes

Para além da construção de motorhomes, os dois têm outro hobby para lá de delicioso: fabricação de cerveja artesanal. Com nome de Barba Branca, o rótulo é feito em casa e possui cinco versões. A bebida, de acordo com pai e filho, é consumida apenas entre amigos e familiares, não está à venda.

“A gente ama passar tempo junto. Hoje, inclusive, estou realizando o meu maior sonho como pai. Comprei um lote e estou construindo uma casa para mim e os meus três filhos. Quero ter todos eles, além dos meus netos, perto de mim”, compartilha Marco Antônio.

Alugue a Aurora

Se você ficou interessado em dar um passeio com a famosa Aurora, o carro está disponível para aluguel nas opções day use (10h de uso) e diária (24h de uso). Para dirigir a Kombi, é preciso ter habilitação do tipo B. O motorista ainda passa por um minitreinamento e um teste drive com o veículo antes de botar o pé na estrada.

O aluguel custa a partir de R$ 200. Os interessados podem entrar em contato pelo Instagram da empresa ou por meio deste link.

Dia dos pais - Rodrigo e Marco Antônio - Motorhomes
Mãos à lata: pai e filho se aventuram na criação de motorhomes no DF

O post Mãos à lata: pai e filho se aventuram na criação de motorhomes no DF apareceu primeiro em Metrópoles.

Artigo anteriorDiário de paternidade on-line: conheça 3 pais que bombam na internet
Próximo artigoInvestimento na Secretaria da Mulher aumentou 1.850% na gestão Ibaneis