Roteiro vintage: confira 4 brechós imperdíveis de Lisboa, em Portugal

0
253

Selecionar boas peças, estar na moda, reduzir o impacto negativo que o consumo excessivo vem causando ao planeta e, de quebra, economizar um dinheirinho. Esses são alguns dos motivos que impulsionam os fashionistas a buscar um brechó. A coluna desembarcou em Lisboa, capital de Portugal, e mapeou lojas vintage para quem for visitar o destino. Por lá, as roupas contam histórias.

Vem conferir!

Giphy/A Outra Face da Lua/Reprodução

A Outra Face da Lua

Para encontrar garimpos com facilidade, sem precisar ir ao “outro lado da lua”, basta incluir a loja de roupas e acessórios vintage nomeada A Outra Face da Lua no roteiro. Fundado em outubro de 2005, o empreendimento familiar vai além da tendência de consumir peças antigas.

Com foco em uma venda mais responsável, o brechó acredita que esse é o pilar essencial na moda para o futuro do mundo. “Acreditamos na roupa vintage como uma solução para o futuro e acreditamos que, com o nosso trabalho, podemos contribuir para tornar a nossa presença neste planeta mais sustentável. In vintage we trust (No vintage, nós acreditamos, em tradução livre)”, detalha o site da loja.

No centro de Lisboa, ao caminhar pelo famoso calçadão da Rua Augusta, entre os restaurantes e confeitarias, na loja de número 22 está o brechó. Por lá, roupas e acessórios vintage são comercializados junto à coleção privada Carla Belchior, repleta de lenços de seda antigos, com etiquetas de grifes como Hermès, Salvatore Ferragamo, Emilio Pucci e Burberry.

Três pessoas em frente a brecho
O vintage shop A Outra Face da Lua não passou despercebido

 

Produtos de moda em um brechó
O espaço físico encanta pela decoração

 

Araras de loja com peças coloridas
Acessórios vintage também ganham destaque entre as araras

 

Araras de loja com peças coloridas
Itens em bom estado de conservação são comercializados por lá

 

Cachorro em cima de uma pilha de roupas vintage
A seleção de produtos entrega peças frescas, coloridas e oversized

Pop Closet

Com foco na curadoria minuciosa que elenca peças de marcas de luxo e de designers emergentes, o Pop Closet entrega uma moda slow fashion de qualidade para um público fashion consciente. A seleção é feita por uma equipe de stylists que avalia a história, o design, a qualidade e o estado de uso dos produtos. Itens que passaram por customização também são encontrados, por estimularem o diálogo e apelarem para a criatividade.

A loja é uma grande vitrine de peças de vestuário que ajuda a apurar o estilo individual de cada fashionista que passa pelo local e aproveita para investir em algum produto. Localizado no bairro Chiado, o espaço também está aberto para compras e trocas de peças especiais.

Produtos de moda em um brechó
“Um espaço dedicado aos entusiastas da moda e consumidores conscientes que procuram artigos originais e relevantes”, destaca a marca no site

 

Produtos de moda em um brechó
O projeto de moda sustentável nasceu em Lisboa, para o mundo

 

Produtos de moda em um brechó
Artigos de segunda mão, peças novas de coleções antigas e peças repaginadas compõem as araras

 

Produtos de moda em um brechó
O Pop Closet fica no agitado bairro Chiado, em Lisboa

 

Produtos de moda em um brechó
A store também trabalha com vendas em consignação

Retro City

Aos que buscam casacos de pele, peças de paetê, botas de cano alto e camisas havaianas, podem colocar o brechô Retro City como destino. Localizado no coração de Lisboa, precisamente na Rua Maria Andrade, número 43.

O acervo de peças descoladas transita da década de 1950 a 1990. No repertório, estão trench coats da Burberry, cintos de fivelas, calças jeans Levi’s e até jaquetas militares, que somam a estilos e peças variadas.

Produtos de moda em um brechó
O brilho da era Disco também marca presença no brechó Retro City

 

Produtos de moda em um brechó
Por lá, as pelas contam história

 

Produtos de moda em um brechó
A curadoria entrega produtos de vários tamanhos

 

Produtos de moda em um brechó
Com direito a cintos de fivela

 

Produtos de moda em um brechó
trench coat da Burberry

Humana

Para além da moda second hand, a rede Humana também aposta na solidariedade. Na empresa, 100% dos lucros obtidos com as vendas nas 19 lojas espalhadas por Lisboa são destinados a fins sociais, como a proteção do meio ambiente e a cooperação para o desenvolvimento humanitário.

Focadas em todos os públicos, as roupas vintage e de segunda mão da empresa são divididas nas categorias infantil, masculino e feminino. Com uma grande relação da boa qualidade e preço acessível, em cada um dos espaços da Humana, os clientes podem garimpar peças e também “reciclar” os itens de vestuário que estão parados em casa.

Produtos de moda em um brechó
A rede Humana tem 19 lojas espalhadas por Lisboa

 

Produtos de moda em um brechó
A moda de segunda mão da Humana é ofertada a preços mais acessíveis

 

Produtos de moda em um brechó
Além das peças vintage, os clientes estão colaborando com os programas de cooperação para o desenvolvimento que a Humana realiza nos países do Sul

 

Produtos de moda em um brechó
A Humana oferece a coleta seletiva de têxteis

 

Produtos de moda em um brechó
Atualmente, a Humana dispõe de 842 contentores para a recolha de têxtil, distribuídos de Norte a Sul de Portugal

 

Em tempos em que a sustentabilidade é palavra de ordem, algumas mudanças de comportamento são necessárias. Entre elas, estão o reuso de peças, compras de itens de segunda mão e o descarte correto de materiais têxteis.

Além disso, segundo a fundação focada na economia circular Ellen MacArthur, as pessoas utilizam apenas, em média, de sete a 10 vezes uma única peça de roupa antes de se desfazer. A cada ano, no mundo, 80 milhões de artigos novo são comprados.

 

Serviço

A Outra Face da Lua: Rua da Assunção, 22. Funcionamento: de segunda a sábado, das 11h às 19h.

Pop Closet: Calçada do Sacramento 48. Funcionamento: de segunda a sábado, de12h às 20h.

Retrô City: Rua Maria Andrade, 43. De segunda a sábado, das 12h às 20h.

Humana: Rua da Prata, 232 . De segunda a sexta, com horário de funcionamento das 9h30 a 19h30. Sábado, de 09:30 às 19:30; e domingo, das 11h às 18h30. Confira outros endereços no site do projeto.

 

Colaborou Sabrina Pessoa

O post Roteiro vintage: confira 4 brechós imperdíveis de Lisboa, em Portugal apareceu primeiro em Metrópoles.

Artigo anteriorHagda, irmã de Whindersson, lança single e engata carreira musical
Próximo artigoSete farinhas saudáveis para substituir a de trigo