Alunos matriculados e frequentando unidades escolares públicas e privadas no Distrito Federal poderão participar da 63ª edição dos Jogos Escolares do Distrito Federal
Na manhã desta quinta-feira, foi anunciado que a Secretaria de Esporte e Lazer e a Secretaria de Educação do Distrito Federal assinaram um termo de parceria para a realização da 63ª edição dos Jogos Escolares do DF.
O evento, que já se tornou uma tradição na cidade, visa promover a prática esportiva entre os jovens estudantes e incentivar valores como cooperação, trabalho em equipe e disciplina.
As competições regionais terão início no dia 10 de abril e se estenderão até o dia 2 de junho, enquanto a fase distrital ocorrerá entre os dias 7 de agosto e 15 de setembro. Durante esse período, alunos matriculados em unidades escolares públicas e privadas poderão participar das disputas em diversas modalidades esportivas.
O evento é aguardado com entusiasmo pelos estudantes e professores, que veem nos Jogos Escolares uma oportunidade de mostrar seus talentos e habilidades esportivas, além de proporcionar momentos de lazer e diversão.
Com a parceria entre as secretarias de Esporte e Lazer e Educação, espera-se que a 63ª edição dos Jogos Escolares do DF seja um sucesso, contribuindo para o desenvolvimento físico, social e educacional dos jovens participantes.
Os recursos para a realização dos Jogos foram descentralizados da Secretaria de Esporte e Lazer por meio de repasse orçamentário e financeiro do Fundo de Apoio ao Esporte – FAE. O secretário, Julio Cesar Ribeiro, falou sobre a importância de criar ações para fomentar o esporte educacional. “O GDF vem realizando grandes eventos no que tange ao fortalecimento da educação associada ao esporte. Juntas, são duas ferramentas essenciais para promoção da inclusão social. Não tenho dúvidas que esses jovens de 12 a 17 anos irão desfrutar de um dos melhores momentos de sua vida acadêmica, trocando experiências e ao mesmo tempo colhendo bons resultados. A educação e o esporte devem andar sempre juntos”, disse.
Para essa edição dos jogos vão poder se inscrever escolas e estudantes do ensino fundamental e médio da rede pública e privada. Os jogos serão disputados em duas categorias, atletas na faixa etária de 12 a 14 anos, e a dos atletas na faixa etária de 15 a 17 anos. As modalidades de Ginástica Artística e Ginástica Rítmica seguem regulamento próprio, sendo divididos nas idades de 11 e 12 e de 13 a 15 anos.
Hélvia Paranaguá, a Secretária de Educação, também destacou a importância do esporte na vida das crianças e adolescentes. “Quem pratica atividade física tem mais qualidade de vida e aprende mais, o que contribui para o crescimento destes jovens. O esporte traz disciplina para os jovens. Por isso, nós, da Secretaria de Educação, estamos felizes em fazer parte de mais uma edição dos Jogos Escolares do Distrito Federal (JEDF)”, destaca a secretária.
Os atletas vão disputar as modalidades coletivas, basquetebol, futsal, handebol e voleibol e individuais, atletismo, atletismo adaptado, badminton, ciclismo, ginástica rítmica, ginástica artística, judô, karatê, luta olímpica/wrestling, taekwondo, natação, tênis de mesa, voleibol de praia e xadrez.