De Vila Isabel para o mundo: bailarino Thiago Soares volta ao Brasil para último ato

0
91

Carioca, Thiago Soares é um verdadeiro exemplo do talento brasileiro no exterior. Ele já atingiu o posto de primeiro bailarino do Royal Ballet de Londres, e, atualmente, aos 40 anos, é diretor artístico do Ballet de Monterrey. O Último Ato, turnê derradeira do dançarino, chega ao Brasil em maio. O espetáculo passa pelo Rio de Janeiro em 25 de maio, seguindo para Curitiba, em 2 de junho, e São Paulo em 7 de outubro.

De Vila Isabel, Thiago descobriu a dança através do irmão mais velho, que tinha um grupo de street dance. Foi nas ruas do Rio de Janeiro (RJ) que o dançarino deu os primeiros passos para conquistar o mundo. Porém, a grande virada, veio quando ele tinha 16 anos. A conquista de uma bolsa de estudos abriu as portas para a dança clássica. O que ele não imaginava é que ali começava uma carreira de sucesso internacional.

O bailarino conta que foi um coreógrafo do grupo Jazz de Rua quem o incentivou a migrar para o ballet. “Ele me disse que eu tinha perna e pescoço longos, pés esticados, e que eu podia fazer ballet, jazz e dança contemporânea para me aperfeiçoar no street dance. Comecei todo perdido”, lembra Thiago.

Em entrevista ao Metrópoles, questionado sobre a aposentadoria das sapatilhas, já que está em sua última turnê, o ícone do ballet mundial descarta a possibilidade de parar de dançar. “A minha dança é uma dança sem fim. Mas acredito que a probabilidade de eu entrar em um avião e fazer uma turnê com o espetáculo dessa magnitude de novo é nenhuma, já que eu trabalho com outros projetos”, afirma.

Publicidade do parceiro Metrópoles 1

Publicidade do parceiro Metrópoles 2


0

O bailarino também revelou a motivação da turnê, que é dedicada ao público que não conseguiu vê-lo brilhar em Londres enquanto ainda estava no Royal Ballet. Na apresentação, segundo ele, também não faltarão referências às suas raízes brasileiras.

“Esse espetáculo brinca com as minhas origens, com os nossos ritmos e com as coisas que são os nossos códigos”, garante Thiago.

Cinebiografia de Thiago Soares

Após toda sua trajetória de sucesso, Thiago Soares teve sua história representada no filme Um Lobo Entre os Cisnes, longa inspirado na carreira do bailarino, dirigido por Marcos Schechtman e Helena Varvaki, que já acabou de ser gravado, e deve estrear em 2024.

O artista descreve a sensação de ter um filme que conta sua história como “um sonho”:

“Poder ter uma homenagem assim é incrível. Fico muito emocionado com todo esse processo. Tive o privilégio de poder ter um pouco de participação no projeto, e acho que vai ser muito revelador, não só para mim, mas para todos os jovens que amam a dança”.

The post De Vila Isabel para o mundo: bailarino Thiago Soares volta ao Brasil para último ato first appeared on Metrópoles.

Artigo anteriorPolícia Civil pede prisão temporária de homem que matou funcionário de Péricles
Próximo artigoMetrópoles Music: 5 hits que vão arrepiar os fãs de Dionne Warwick em Brasília