Objetivo é trazer conscientização ambiental para 723 alunos matriculados na instituição. Placas solares custaram R$ 200 mil e foram pagas com emenda parlamentar.
O Centro de Ensino Fundamental 11 do Gama, no Distrito Federal, instalou placas de energia solar para reduzir a dependência de fontes de energia tradicionais, como combustíveis fósseis. A iniciativa ganhou destaque nacional e se tornou um dos finalistas do prêmio Educador Transformador.
O investimento inicial para a aquisição das placas fotovoltaicas foi de R$ 200 mil. A compra foi feita em 2021, com recursos de emenda parlamentar. Os professores acreditam que o retorno do valor acontecerá em 45 meses. A conta de luz, que custava em torno de R$ 4 mil, agora é de aproximadamente R$ 300.
Além de economia para a unidade de ensino, os professores afirmam que o projeto traz conscientização ambiental para os 723 alunos matriculados no local.
Segundo o ex-diretor do CEF 11, Luiz Antonio Fermiano, um dos pioneiros no investimento em sustentabilidade no ambiente escolar, 428 árvores deixaram de ser cortadas e 868 quilos de carbono economizados por causa das placas até o momento.
O programa de sustentabilidade foi idealizado pela professora de língua portuguesa Natália da Silva e ganhou a Feira de Ciências em 2018, quando competiu com outras escolas da rede pública do DF. Desde então, o projeto se popularizou entre alunos e professores da própria instituição.
“A ideia foi apresentada, os alunos abraçaram e criaram maquetes, fizeram pesquisas sobre o tema e apresentaram na feira de ciências”, comenta a professora.
Alunos do CEF 11 do Gama apresentam o projeto de Energia Solar Fotovoltaica na feira de ciências com maquetes, no DF — Foto: Agência Brasília/Reprodução
Caminhando para uma escola 100% sustentável
De acordo com a atual diretora do CEF 11, Leila Rodrigues, o intuito da direção e dos professores é que a discussão sobre sustentabilidade continue na instituição.
“Nós queremos nos tornar uma escola referência em preocupação ambiental, trazendo soluções sustentáveis e, principalmente, envolvendo nossos alunos nessas iniciativas”.
A escola investe na conscientização dos alunos e das famílias, e tem o objetivo de ter um sistema sustentável completo.
Segundo Leila Rodrigues, o próximo passo desse projeto é fazer a análise da quantidade de energia que está sendo economizada na escola para que ela comece a fornecer energia limpa também para outras instituições, divulgando a ideia de sustentabilidade.
“O que queremos é promover a conscientização ambiental dos nossos alunos para que eles levem para casa e sejam multiplicadores dessa ideia sustentável”, conta a diretora.