A Uber e a Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) assinaram, nesta terça-feira (13), um Termo de Cooperação Técnica. Com o acordo, as informações em casos de emergência serão repassadas ao Centro Integrado de Operação de Segurança (Ciops) em tempo real.
Esta é a primeira iniciativa do tipo na região Norte. O botão “Ligar para a Polícia” do aplicativo será integrado ao Ciops. O órgão reúne todas as instituições que atendem a emergências, por meio do 190.
Segundo o general Carlos Alberto Mansur, secretário de segurança pública do estado, o atendente da emergência vai receber todos os dados da viagem. Com a geolocalização, quem originar a chamada não precisa verbalizar essa informação.
A parceria era planejada desde 2022. Para a Uber, o compartilhamento desses dados com as autoridades em situação de emergência preserva segundos preciosos durante a ocorrência. Assim, é um modo da tecnologia da empresa ajudar as forças de segurança.
O Ciops saberá, ainda, placa, marca, modelo e cor do veículo, nomes do motorista e usuário, e telefones. O órgão recebe as informações pela tecnologia RapidSOS, que liga dados críticos ao serviço de emergência local. A ferramenta já é usada no Rio de Janeiro e no Maranhão.
A Uber pretende expandir a integração para todo o Brasil, firmando os acordos com as autoridades de cada estado. O serviço já funciona em mais de 1,2 mil cidades pelos Estados Unidos e em vários estados e províncias do México, África do Sul e Canadá.