Terra Amarga e mais: conheça as novelas turcas que bombam no Brasil

0
412

A veia noveleira do público brasileiro é inquestionável e as empresas nacionais também são grandes exportadoras do formato para outros países. Desde o boom das mexicanas e o sucesso da trilogia das Maria’s (Mercedes, Marimar e do Bairro), não se vê uma procura e consumo tão grandes por tramas estrangeiras como a atual sensação em torno das novelas turcas no país. De olho nesse gargalo, plataformas como Globoplay e HBO não perderam tempo e incluíram em seus catálogos títulos que rapidamente foram parar no topo da lista de mais acessados dos streamings.

Sem cenas de sexo, mas com muita porradaria, ação e drama, as novelas turcas vão na contramão da inovação e abusam da receita – testada e aprovada pelos amantes do gênero –: uma mocinha bela e batalhadora luta para ser alguém na vida, enquanto vilões invejosos e violentos a ameaçam e tentam a impedir de realizar seus sonhos. O final, claro, só pode ser feliz para a sofredora protagonista.

Não se engane, apesar de a base estrutural ser a mesma, os roteiros são criativos e trazem histórias muito diversas. Conseguindo, aliás, tratar de temas sempre atuais como o machismo. Outro ponto convidativo das obras é a “viagem” na companhia dos personagens que te apresentam uma cultura rica, e ainda pouco conhecida no Brasil.

Publicidade do parceiro Metrópoles 1

Publicidade do parceiro Metrópoles 2


0

O Metrópoles assistiu a todos os episódios disponíveis de Mãe, Amor e Honra e Terra Amarga, no Globoplay, e te explica por que essas novelas se tornaram a nova sensação do streaming no Brasil, e valem a pena a maratona. Todas, com dublagem em português ou em sua língua materna, com legendas.

Mãe/Anne

Vão faltar lágrimas para os noveleiros mais emotivos ao longo dos 85 capítulos de Mãe. A trama apresenta a pequena e sonhadora Melek (Beren Gökyıldız), uma criança de 7 anos que sofre todo tipo de violência da mãe biológica, Sule (Gonca Vuslateri), e do padrasto, o criminoso Cengiz (Berkay Ateş). Ela conhece o amor e afeto da professora Zeynep (Cansu Dere), que a sequestra e finge ser sua mãe verdadeira. Juntas, Zeynep e Melek criam uma ligação maior que o sangue, e que só pode ser compreendida por mães e filhas adotivas. Mas, claro, não será fácil sustentar a mentira para a sociedade e elas acabam sendo separadas.

Anne, título original da obra que estrou pela Star TV, na Turquia, em 2016, chegou a ser comprada pelo SBT, mas nunca foi ao ar. A produção é um remake da série japonesa homônima e é inspiração para o dorama sul-coreano que estreou em 2018 e fez grande sucesso.

Veja o trailer

Terra Amarga

Desde Romeo e Julieta, de Shakespeare, nada arrebata mais os corações românticos do que um “amor impossível”. E é exatamente esse o público alvo de Terra Amarga, novela turca com 113 capítulos no catálogo do Globoplay. A produção conta a incrível jornada do apaixonado casal Zuleyha (Hilal Altinbilek) e Yilmaz (Uğur Güneş), que só quer viver uma vida de paz juntos, mas são sempre impedidos pelo destino (que também pode ser chamado de gente ruim).

Já vendida para mais de 50 países e ambientada na década de 1970, Terra Amarga está sendo disponibilizada aos poucos, com 15 novos episódios a cada semana, até totalizar os 140 que compõem a produção. A obra ainda tem no elenco a grande atriz turca Vahide Perçin, que ficou conhecida dos brasileiros como a Gonul, de Mãe, e agora dá vida à Hunkar.

Veja o trailer:

Amor e Honra

Outra exportação turca que ganhou mais de 50 países no mundo, incluindo o Brasil, é Amor e Honra. Com apenas 30 episódios, a série deixa um gostinho de quero mais em razão da intensidade de cada capítulo. Tem criança fofa que mora em orfanato e precisa de uma cirurgia cara para voltar a ouvir; tem uma mulher batalhadora e orfã que faz tudo para ajudar o irmão; tem empresário inescrupuloso que faz de tudo para roubar o cargo do rival; prisão por tráfico de drogas; morte; policiais corruptos; prostituição e tentativa de estupro. Ufa… Tudo isso sem nenhuma cena de sexo ou mesmo um beijo na boca sequer.

Para além da novela, Amor e Honra tem como protagonista a atriz Melis Sezen, que quase foi presa por descumprir as leis puritanas da Turquia e aparecer com um vestido decotado e sem sutiã na cerimônia da Borboleta de Ouro, principal premiação do país. A acusação virou a favor da artista feminista após um ex-deputado de extrema direita fazer duras críticas a elas nas redes sociais. A partir daí, diversas personalidades da TV turca saíram em sua defesa:

“Vocês estão sentados, advogados, estão falando sobre o decote e o corpo de uma mulher da idade de seu neto? A violência contra a mulher é um crime ou um alvo? Se houver um crime, você é culpado. Afogue-se em sua moral…”, dizia uma das respostas ao ex-deputado.

Veja o trailer:

Mais lançamentos em 2023

Se você é fã das novelas turcas, prepare-se para outros lançamentos do Globoplay em 2023: Hercai: Amor e Vingança uma espécie de Romeu e Julieta turco, com integrantes de famílias rivais se apaixonando e brigando contra tudo e todos para viverem o amor; Marasli: O Protetor, que conta a história de um soldado aposentado cuja vida se interliga à de uma jovem que ele salva; e Jogos do Destino, que narra as aventuras amorosas de uma garçonete e de um rico empresário.

HBO Max

Outra plataforma que também está investindo pesado nas novelas turcas é a HBO Max. Três produções também estão dominando o serviço de streaming: Amor Sem Fim, Força de Mulher e Sen Çal Kapimi. Cada uma delas com histórias emocionantes e envolventes, que abordam temas como amor, superação, amizade e família, com personagens cativantes e marcantes.

Artigo anteriorTessa Bailey revela paixão por romances hot e aponta “geração TikTok”
Próximo artigoAdvogado é condenado por perseguir, ameaçar e dar cavalo de pau em frente à casa de promotor