O BTS está completando 10 anos de carreira em junho e se tornou um grande fenômeno mundial. O grupo de K-pop é o 5º mais ouvido no Spotify e conseguiu expandir o sucesso musical da Coreia do Sul para outros continentes, com uma legião de fãs.
O grupo formado por RM, Jin, SUGA, J-Hope, Jimin, V e Jungkook iniciou a caminhada musical com uma performance ao vivo no dia 13 de junho de 2013. Na ocasião, cantaram o single No More Dream em um programa televisivo sul-coreano e despontaram na carreira.
0
Atualmente, o grupo está em um momento de pausa, sem realizar shows, porque dois membros estão cumprindo serviço militar obrigatório na Coreia do Sul. Apesar disso, a produção de novas músicas não foi interrompida.
O BTS lançou o single Take Two, com a participação dos sete integrantes. Eles deixaram a novidade pré-produzida para essa ocasião. Enquanto o conjunto não se reúne, os artistas seguem trabalhando em suas marcas pessoais e na carreira solo. O retorno oficial está previsto para 2025.
“Todos os grupos masculinos de K-pop terão que fazer uma pausa ou transição devido ao serviço militar obrigatório na Coreia do Sul. Entretanto, nem todos os grupos se preparam adequadamente como fez o BTS”, destacou Jeff Benjamin, colunista de K-pop da Billboard.
Origem da banda e arrecadação milionária
Os artistas foram unidos pela Big Hit Entertainment. No início dos anos 2010, a empresa era pequena e tinha poucos recursos para dar aos artistas. Os sete integrantes moravam em um dormitório e passavam a maior parte do tempo juntos.
O nome BTS trata-se de um acrônimo para Bangtan Sonyeondan, que quer dizer “escoteiros à prova de balas”. J-Hope explicou, em entrevista, o significado do nome escolhido. “Bloquear estereótipos, críticas e expectativas que miram nos adolescentes como balas, para preservar os valores e ideais dos adolescentes de hoje”, disse.
Atualmente, o BTS é considerada a banda mais famosa do mundo por alguns especialistas e possui um valor imensurável para a Coreia do Sul. O Instituto de Pesquisa da Hyundai estimou, em 2017, que o grupo rende mais de US$ 3,6 bilhões (cerca de R$ 18 bilhões) para economia do país todo ano.
O fandom ARMYs
Os ARMYs, nome que os fãs do grupo se autodenominaram, reuniram-se em frente ao escritório da agência da banda no dia 13 de junho para tirar fotos e gravar vídeos para as redes sociais. No local, existe um enorme e contemplativo mural do BTS.
Estima-se que 10 milhões de pessoas sejam parte do fandom ARMY, sendo que o fã-clube oficial conta com quase 2 milhões de pessoas. A pesquisadora cultural Lee Jee-heng, no livro A Cultura BTS e ARMY, afirma que o número de fãs internacionais é maior do que o número de fãs coreanos.
“A habilidade que os ARMYs têm de se purificarem e se renovarem é surpreendentemente extraordinária. Isso acontece porque os ARMYs dividem a mentalidade de que devem ser fãs dos quais o BTS possa sentir orgulho. O BTS criou essa nova comunidade de consumidores, e os ARMYs estão fazendo com que o grupo cresça cada vez mais.”
Lee Jee-heng
No Brasil, por exemplo, a celebração da data foi efusiva nas redes sociais e também ultrapassou a barreira on-line. Em Brasília, o Estádio Nacional ficou iluminado com a cor roxa por conta da data. Fãs da banda chegaram a se reunir no local para tirar fotos e receberam adesivos do BTS, distribuídos pela equipe da Arena BRB.
Premiações internacionais
O BTS, após três anos de criação, conquistou a categoria de Melhor Álbum do Ano no Melon Music Awards, uma grande premiação musical sul-coreana. A partir deste prêmio, o caminho foi aberto para o mercado internacional.
Sete anos depois, o grupo conta com mais 62 prêmios relevantes na música. Dentre eles, conquistas no Billboard Music Awards, nos Estados Unidos. Os artistas ganharam, por seis anos seguidos (2017-2022), a categoria Top Social Artist, com votação popular. A premiação, então, foi extinta pelo concurso.
Em 2022, ainda no Billboard, o BTS foi selecionado como vencedor em três categorias: Top Duo/Group (Melhor Grupo), Top Song Sales Artist (Artista com músicas mais vendidas) e Top Selling Song (Música mais vendida). A categoria Top Duo/Group (Melhor Grupo) foi conquistada pela terceira vez (2019, 2021 e 2022) e a categoria Top Song Sales Artist foi vencida pelo segundo ano seguido (2021 e 2022).