150 policiais civis do Distrito Federal viajam para competir na edição de 2023 dos Jogos Mundiais de Policiais e Bombeiros (WPFG), que ocorrerá de 28 de julho a 6 de agosto, em Winnipeg, no Canadá.
O WPFG reúne policiais e bombeiros de várias nações para competições esportivas. Seu principal objetivo é promover a prática esportiva entre as forças de segurança, além de facilitar o intercâmbio e a troca de experiências entre os participantes.
Realizado a cada dois anos, o evento teve sua última edição em 2022, na Holanda. Pela primeira vez, a competição ocorrerá em anos consecutivos, devido ao adiamento da competição que seria realizada em 2021, pelas medidas de isolamento decorrentes da pandemia de Covid-19.
O desempenho dos policiais civis do DF foi destaque no ano passado. Com 97 medalhas (26 de ouro, 42 de prata e 29 de bronze), a PCDF se consolidou como a melhor delegação local e a segunda melhor internacionalmente.
APOIO PARLAMENTAR
O Sindicato dos Policiais Civis (Sinpol) e a Associação dos Delegados de Polícia Civil (Adepol) do DF buscaram, junto à PCDF e à Câmara Legislativa do DF (CLDF), a concessão de recursos para cobrir as despesas desses atletas durante a competição.
“Meu objetivo é incluir, no Plano Plurianual (PPA), um orçamento destinado a fornecer maior apoio para a participação desses atletas nas próximas edições dos jogos”, ressaltou o delegado-geral da PCDF, Robson Cândido, durante a solenidade de apresentação da delegação dos atletas da instituição.
O presidente da CLDF, deputado Wellington Luiz (MDB), e a distrital Jane Klebia (MDB), ambos servidores da PCDF, foram exemplos de parlamentares que destinaram emendas para contribuir com a ida dos atletas ao Canadá.
AGORA É LEI
Recentemente, as entidades apresentaram ao distrital sobre a importância do WPFG e da prática esportiva para os policiais civis, e Wellington Luiz prontamente elaborou um projeto de lei para que o evento fosse incluído no Calendário Oficial de Eventos do DF.
“Atividades esportivas contribuem diretamente para a qualidade de vida das pessoas. Quando se trata de policiais civis, sabemos que sua rotina de exposição a fatores estressantes precisa estar equilibrada com uma excelente saúde mental, e o esporte tende a trazer esse bem-estar”, ressaltou o diretor do Sinpol-DF, Vanderlei Malta.
A Lei nº 7288/2023 entrou em vigor após sua publicação no Diário Oficial do DF (DODF), no dia 18 de julho de 2023.
“Nosso objetivo é que o WPFG seja reconhecido no DF e, em um futuro próximo, possa ser sediado na capital federal, contribuindo com o turismo, o comércio local e valorizando o esporte para nossos policiais. A população do DF só tem a ganhar com essa prática”, completou o diretor.
_Galeria de fotos para compor matéria (Crédito: Agente Gonzaga/Ascom/PCDF):_ https://www.flickr.com/photos/sinpol_df/53044016164/in/album-72177720309751586/