DOC E TEC Terminam Definitivamente

0
111

As operações bancárias Documento de Ordem de Crédito (DOC) e Transferência Especial de Crédito (TEC) chegaram ao fim definitivamente nesta quinta-feira (29). A informação foi divulgada em comunicado pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban).

A medida foi tomada após quase quatro décadas de funcionamento dessas modalidades. Tanto na TEC quanto no DOC o valor máximo das transações era de até R$ 4.999,99, que poderia ser agendado para beneficiar outra conta, inclusive de um banco diferente.

O fim do DOC ocorreu em 15 de janeiro deste ano. Porém, a data máxima de agendamento das transferências era até 29 de fevereiro. De acordo com a Febraban, esse era o prazo para que os bancos processassem os agendamentos enviados pelos clientes.

Além do DOC, serão descontinuadas as operações de TEC, feitas exclusivamente por empresas para pagamento de benefícios a funcionários.

A extinção das modalidades de meio de pagamento considera o desinteresse dos brasileiros em utilizá-los. Criado em 1985 pelo Banco Central (BC), o DOC perdeu espaço para formas mais rápidas e mais baratas de transferências de recursos, principalmente após o lançamento do PIX, em 2020.

As movimentações feitas por meio do DOC eram efetivadas 1 dia depois de o banco receber a ordem de transferência, enquanto a TEC garante a transferência de recursos até o final do mesmo dia em que foi dada a ordem.

Artigo anteriorFaustão faz segundo transplante em menos de 6 meses e continua internado
Próximo artigoReconstrução da rodoviária do Gama amplia mobilidade na cidade