Dia D de Vacinação é ampliado no DF com mais de 90 locais de atendimento neste sábado (13)

0
176

Serão oferecidas doses contra gripe, dengue, covid-19 e outras doenças, de acordo com o calendário vacinal e as cotas para grupos prioritários

O Dia D de Vacinação contra a gripe, que ocorre neste sábado (13) em todo o Brasil, terá uma versão ampliada no Distrito Federal. A Secretaria de Saúde (SES-DF) vai disponibilizar mais de 90 locais de atendimento, ofertando, além da dose contra a influenza, imunizantes para dengue, covid-19 e outras doenças, conforme o calendário vacinal e os grupos prioritários.

Dia D de Vacinação terá mais de 90 locais de atendimento no Distrito Federal, incluindo o Jardim Zoológico, dois drive-thrus e ações extramuros em escolas, condomínios e um shopping | Fotos: Sandro Araújo/ Agência Saúde-DF

“Vamos aproveitar a mobilização nacional para intensificar a imunização e ampliar todas as coberturas vacinais. Estamos com equipes preparadas para garantir o atendimento a milhares de pessoas no sábado”, assegura a secretária de Saúde, Lucilene Florêncio.

A lista completa com os locais de vacinação, horários e os imunizantes disponíveis pode ser consultada no site da pasta. Haverá ações em escolas, unidades básicas de saúde (UBSs) e condomínios, inclusive com atendimento na modalidade drive-thru. Dois carros da vacina também percorrerão as ruas do Gama e do Sol Nascente.

Público-alvo

O atendimento será voltado a pessoas de todas as faixas etárias, dos bebês aos idosos. Em cada local, a equipe da SES-DF estará preparada para indicar quais imunizantes poderão ser aplicados. Basta comparecer com documento e caderneta de vacinação.

Atendimento será para pessoas de todas as idades, de bebês até os idosos, conforme os esquemas vacinais previstos para cada faixa etária

As crianças poderão tomar doses contra hepatite, meningite, pneumonia, sarampo, pólio e febre amarela, entre outros. Meninos e meninas de 9 a 14 anos também podem receber a vacina contra o HPV. Para adolescentes e adultos, doses contra hepatite B, tétano e difteria (vacina dT), febre amarela e sarampo, caxumba e rubéola (vacina tríplice viral). Também há esquemas de vacinação específicos para bebês e idosos. O único imunizante que não estará disponível é a vacina BCG.

“Quem está nos grupos prioritários precisa se vacinar, mesmo se tiver tomado a vacina contra a gripe no ano passado”

Tereza Luiza Pereira, gerente da Rede de Frio Central da SES-DF

Já a vacinação contra a covid-19 passou a ter novas regras neste ano. Crianças de 6 meses a menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias) devem tomar três doses. A partir dos 5 anos, o imunizante é aplicado apenas em quem não tiver o esquema básico de duas doses. O reforço com a bivalente agora é restrito a grupos prioritários, como pessoas com 60 anos ou mais, gestantes, puérperas e trabalhadores da saúde, entre outros.

Vacinas contra a gripe

No caso da influenza, desde o início da campanha de 2024, a SES-DF já aplicou mais de 121 mil doses em grupos prioritários. A meta, contudo, é atingir o público de 1,1 milhão de pessoas. “Quem está nos grupos prioritários precisa se vacinar, mesmo se tiver tomado a vacina contra a gripe no ano passado, isso porque, a cada ano, há uma atualização para proteger contra novas cepas do vírus”, explica a gerente da Rede de Frio Central da pasta, Tereza Luiza Pereira.

Orientação para o Dia D é comparecer a um dos locais de vacinação com documento e caderneta de vacinação

A vacina contra a gripe também está disponível para diversas categorias, como professores, profissionais de saúde, de segurança e salvamento, militares das três Forças Armadas, caminhoneiros, trabalhadores portuários, de transporte coletivo rodoviário e funcionários do sistema prisional. Nesses casos, é importante comprovar a ocupação profissional com crachá ou contracheque, entre outros documentos que possam identificar o trabalhador.

“A vacina contra a dengue faz parte de um grupo de ações de grande relevância para ajudar a combater a doença”

Sandra França, coordenadora de Atenção Primária à Saúde da SES-DF

Também são elegíveis a receber a dose idosos a partir de 60 anos, crianças de 6 meses a 5 anos, gestantes, puérperas, adolescentes cumprindo medidas socioeducativas, população privada de liberdade e pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições específicas de saúde. Quem tiver as doenças previstas deve comparecer a um local de vacinação com documentos que comprovem a condição clínica.

Vacina contra dengue

O Dia D de Vacinação será a oportunidade de proteger contra a dengue todas as crianças e adolescentes de 10 a 14 anos que ainda não tomaram a primeira dose. Desde o início da campanha, em 9 de fevereiro, a SES-DF já aplicou 52.280 doses. “A vacina contra a dengue faz parte de um grupo de ações de grande relevância para ajudar a combater a doença”, aponta a coordenadora de Atenção Primária à Saúde da SES-DF, Sandra França. Ela lembra que, se a criança ou adolescente tiverem sido diagnosticados com dengue, será preciso aguardar seis meses para iniciar o esquema vacinal.

*Com informações da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF)

Artigo anteriorEstado Deve Indenizar Vítimas De Bala Perdida Em Ações Policiais, Decide STF
Próximo artigoO que Bolsonaro fez com os R$ 17 milhões que recebeu por Pix