Saúde – DF ampliam público para a vacina da dengue; veja as idades

0
245

Cidades e municípios com alto número de doses da vacina contra dengue que vencem em 30 de abril podem ampliar faixa etária

Ministério da Saúde divulgou, nesta quinta-feira (18/4), que os municípios que tiverem com alto número de doses de vacina da dengue a vencer em 30 de abril podem ampliar a faixa etária do público-alvo para imunização, que agora abrange pessoas de 6 a 16 anos.

Entretanto, caso os municípios permaneçam com baixa adesão, a faixa etária pode ampliar ainda mais, para a população entre 4 e 59 anos, como especificado na bula da vacina. O público-alvo fica a critério de cada município.

As secretarias de Saúde do Distrito Federal, da Bahia e de Goiás já afirmaram que vão seguir as orientações do ministério.

No DF, as doses para crianças e adolescentes de 6 a 16 anos estão disponíveis desde a manhã desta quinta-feira; há cerca de 2,8 mil doses disponíveis. Goiás informou que vai seguir a nota e orientar os municípios a ampliar a campanha para o público de 4 a 59 anos.

Já na Bahia, o governo afirmou que vai ampliar o público-alvo até os 59 anos e 11 meses, mas o critério da faixa etária será definido por cada município.

Ampliação de vacina decidida por Câmara Técnica

Essa estratégia temporária foi tomada durante a reunião da Câmara Técnica de Assessoramento em Imunização (CTAI), nessa quarta-feira (17/4). A pasta afirma que os vacinados a partir dessa ação terão a segunda dose garantida.

“Precisamos lembrar que essa estratégia é apenas para as vacinas que possuem prazo de validade em 30 de abril. Ou seja, as cidades que não tiverem mais doses desse lote permanecem com o público recomendado anteriormente, de 10 a 14 anos”, pontua Eder Gatti, diretor do Departamento do Programa Nacional de Imunizações (DPNI).

Artigo anteriorMulher é presa por levar homem morto a banco para tentar empréstimo de 17 mil
Próximo artigoTraição -Mulher é condenada a pagar R$ 15 mil a amante do marido por vazar nude