Países vizinhos oferecem ajuda ao Brasil diante das fortes chuvas no Rio Grande do Sul

0
159

Ao menos três países vizinhos já ofereceram ajuda ao Brasil diante da tragédia pela qual passa o estado do Rio Grande do Sul em razão das enchentes provocadas pelas fortes chuvas que atingem a região desde o início desta semana.

Ao todo, mais de 80 pessoas morreram e mais de 30 mil estão fora de suas casas — desalojadas ou desabrigadas. Equipes de resgate trabalham a todo instante para tentar tirar pessoas que ainda estão em casas onde as ruas estão alagadas.

Diante desse cenário, o Ministério das Relações Exteriores do Uruguai informou que o governo local vai enviar ao Brasil um helicóptero para ajudar no resgate das pessoas.

“O governo uruguaio, através do Ministério da Defesa Nacional, enviará um helicóptero da Força Aérea Uruguaia e sua tripulação ao Brasil para colaorar com as tarefas de resgate no Rio Grande do Sul”, informou a chancelaria do país.

Além do Uruguai, o governo de Javier Milei, da Argentina, divulgou um comunicado neste sábado (4) no qual manifestou solidariedade às vítimas e informou estar à disposição do Brasil para ajudar.

“A República da Argentina expressa sua solidariedade ao governo e ao povo da República Federativa do Brasil e as mais sentidas condolências aos familiares das vítimas. […] O governo da Argentina põe à disposição das autoridades brasileiras toda a ajuda imediata e os elementos que se mostrem necessários para assistir o prejudicados”, informou a chancelaria argentina.

Na mesma linha do governo argentino, o chanceler da Venezuela, Yván Gil, afirmou em uma rede social que o governo de Nicolás Maduro está disposto a ajudar.

“Em nome do presidete Nicolás Maduro, do governo e do povo da Venezuela, expressamos nossa solidariedade e oferecemos apoio ao povo e ao governo do Brasil diante dos efeitos das chuvas extremas no Rio Grande do Sul”, publicou Gil em uma rede social.

FAB pede ajuda

Em um comunicado divulgado na noite desta sexta (3), a Força Aérea Brasileira (FAB) informou que está recebendo doações para a população do Rio Grande do Sul.

Artigo anteriorHomem sofre tentativa de estupro veja o vídeo
Próximo artigoSucesso Micarê Candanga : Impulsionando a Economia Local com Público e Organização Excepcionais