Ex-governador Rodrigo Rollemberg é empossado como deputado federal pelo DF

0
2

Rollemberg confirmou que a cerimônia foi online. Ex-governador foi um dos beneficiados com a mudança na regra das ‘sobras eleitorais’; ele assumiu a vaga que era ocupada por Gilvan Máximo.

Rodrigo Rollemberg (PSBfoi empossado como deputado federal nesta quinta-feira (31). Ao g1, o ex-governador do Distrito Federal confirmou que a cerimônia foi online.

Ele também afirmou que vai iniciar o trabalho como parlamentar nesta segunda-feira (4).

O ex-governador foi um dos beneficiados com as mudanças na regra das “sobras eleitorais”. Ele assume a vaga de Gilvan Máximo (Republicanos) e deve cumprir o mandato até o fim de 2026.

🔎 Além de Gilvan Máximo, outros seis parlamentares também perdem o mandato com a mudança (veja detalhes mais abaixo).

  • Rollemberg já foi deputado federal entre 2007 e 2011;
  • foi senador entre 2011 e 2014;
  • foi governador do DF entre 2015 a 2019.

Rollemberg disputou uma vaga no Legislativo em 2022 e conquistou 52 mil votos, mas não foi eleito devido ao chamado quociente eleitoral, que define o número mínimo de votos que um partido precisa para eleger um candidato.

Como o PSB de Rollemberg não atingiu o número de votos necessários para elegê-lo, Gilvan Máximo (Republicanos) foi eleito em 2022, com 20.923 votos e ficou com a última das oito vagas do DF na Câmara.

No entanto, o Supremo Tribunal Federal (STF) concluiu, em fevereiro de 2024, que é inconstitucional restringir a participação de partidos na distribuição das cadeiras que sobram depois das primeiras divisões de vagas nas Casas Legislativas.

❌ Com a decisão, perdem mandatos:

  • Augusto Puppio (MDB-AP);
  • Gilvan Máximo (Republicanos-DF);
  • Lebrão (União-RO);
  • Lázaro Botelho (PP-TO);
  • Professora Goreth (PDT-AP);
  • Sílvia Waiãpi (PL-AP);
  • Sonize Barbosa (PL-AP).

✅ Ganham mandatos:

  • André Abdon (PP-AP);
  • Paulo Lemos (PSOL-AP);
  • Rafael Fera (Podemos-RO);
  • Rodrigo Rollemberg (PSB-DF);
  • Tiago Dimas (Podemos-TO);
  • Aline Gurgel (Republicanos-AP);
  • Professora Marcivania (PCdoB-AP).
Artigo anteriorJustiça bate martelo sobre horário de distribuidoras de bebidas no DF