Projeto Escola + Arte leva arte, música e reflexão para crianças da rede pública de ensino

0
1

Levando dinâmica para a rotina de crianças e adolescentes do Distrito Federal, o projeto Escola + Cultura promove apresentações artísticas e palestras com temas relevantes para as escolas públicas. A proposta conta com fomento de aproximadamente R$ 500 mil da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec-DF), via emenda parlamentar, e já impactou centenas de jovens unindo arte, diversão e aprendizado. A iniciativa percorre unidades de ensino com teatro, música, shows de mágica e conversas sobre sonhos e comportamento, com o intuito de formar ambientes mais criativos e acolhedores para os estudantes.

Criançada se diverte com as atividades do projeto, que tem cunho educativo | Fotos: Lúcio Bernardo Jr./Agência Saúde

Criada em 2022, a ação já passou por quase todas as regiões administrativas do DF. Segundo o produtor do Escola + Cultura, Augusto César Mariani, o formato do projeto se adapta às necessidades de cada instituição, sendo composto por três momentos: a palestra, que aborda o tema solicitado pela escola; uma apresentação cultural, que pode ser mágica, teatro ou circo; e, por fim, um show musical.

Isabela Vieira, estudante: “Amei a palestra sobre bullying e o show de mágica. É bom sair um pouco da rotina, brincar e também falar de assuntos importantes”

“Isso faz com que seja algo que complementa a temática que a comunidade escolar já trabalha”, detalhou Augusto. “É uma promoção incrível; nem todo mundo já foi ao teatro, viu uma apresentação de mágica ou foi em um circo, então acaba tendo essa oportunidade. E a música é uma parte do projeto onde as crianças podem extravasar, brincar e dançar, finalizando com chave de ouro.”

Diversão e conscientização

Na semana passada, uma maratona de apresentações contemplou Taguatinga, Samambaia Sul e Ceilândia. As atrações incluíram palestra, performance do rapper Japão, show de mágica com Alexandre Rasa e o som da banda SQQ Rockids, que anima o público jovem com músicas de infância em versão rock’n’roll.

Na Escola Classe 17 de Ceilândia, o tema deste ano foi bullying. “Infelizmente é um assunto real, e precisamos trabalhar isso todos os dias”, avaliou a vice-diretora Joseli Alves da Silva. “As apresentações ajudam a tratar o tema de forma lúdica, trazendo paz para dentro da escola. Alguns alunos entendem o mal que o bullying causa e melhoram, levando a reflexão também para casa”.

Para os estudantes, as atividades foram de aprendizado e diversão. A pequena Isabela Alves Vieira, de 10 anos, aprovou: “Amei a palestra sobre bullying e o show de mágica. É bom sair um pouco da rotina, brincar e também falar de assuntos importantes. Temos que brincar, não só estudar ou ficar mexendo no celular. Estou me divertindo”.

João Lukas Rodrigues de Oliveira, 10, contou que, além de gostar das músicas e dos truques de mágica, o tema o tocou de forma pessoal: “Tem gente da minha sala que sofre bullying, até eu. Aprendemos que é importante respeitar os outros. Gostei tanto que eu quero que o projeto volte ainda este ano”.

Artigo anteriorResenha de Futebol – Fluminense Tem Vitória Justa