O Policial Militar Lucas Costa Neto, que salvou a vida de um bebê de apenas 4 meses em Divinópolis (MG), foi homenageado com a Medalha Presidente Juscelino Kubitschek, uma das maiores honrarias do governo mineiro.
O episódio aconteceu no dia 1º de agosto e emocionou o Brasil. De folga e à paisana, Lucas conseguiu reverter uma situação de desespero em poucos segundos, trazendo de volta a respiração da pequena Maria. O salvamento foi registrado por uma câmera de monitoramento do prédio e ganhou repercussão nacional.
Agora, pouco mais de um mês após o ato heroico, o policial recebeu a homenagem em cerimônia realizada em Diamantina, ao lado de autoridades e personalidades que também prestaram relevantes serviços à sociedade mineira.
Herói
Naquela manhã, Lucas aguardava o elevador em um prédio onde tem um apartamento em reforma, em Divinópolis. Foi quando uma mãe desesperada saiu do elevador com a filha engasgada nos braços. A pequena Maria não conseguia respirar.
Sem pensar duas vezes, a mulher entregou o bebê ao cabo Neto. Experiente, ele aplicou a manobra de Heimlich — técnica para desobstrução das vias aéreas — e conseguiu desengasgar a criança. Poucos segundos depois, o choro de Maria trouxe alívio para todos que assistiam à cena.
“Foi um momento que marcou a minha vida. Eu só pensei em salvar aquela criança”, contou Lucas em entrevista após o ocorrido.