Qual é a origem do Dia das Bruxas? Conheça seus mitos e verdades

0
15

Descubra como se originou essa data e por que atualmente ela atrai a curiosidade de tanta gente.

A combinação de festas, travessuras e comércio dos dias de hoje está bem distante das origens antigas do Dia das Bruxas. Ao longo dos séculos, a comemoração passou por diversas transformações, resumidas nesta reportagem.

Origem pagã

As origens do Dia das Bruxas datam de mais de 2 mil anos. Na data que consideramos 1o de novembro, os povos celtas da Europa comemoravam o Ano Novo, chamado de Samhain (leia-se “SA-win”).

Na véspera do Samhain — que conhecemos atualmente como Dia das Bruxas ou “Halloween”, em inglês — acreditava-se que os espíritos andavam pela Terra em uma jornada para a pós-vida. Também se dizia vagarem ao ar livre fadas, demônios e outras criaturas.

Fantasias celtas

Além de sacrificarem animais aos deuses e se reunirem ao redor de fogueiras, os celtas usavam fantasias com frequência—provavelmente feitas de peles de animais—para confundir os espíritos, na tentativa de evitar que fossem possuídos, segundo o Centro de Folclore dos Estados Unidos da Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos.

Por usarem máscaras ou pintarem de preto os rostos, acredita-se que os celtas personificavam ancestrais mortos. Os homens jovens podem ter se vestido de mulheres e vice-versa, quebrando temporariamente divisões sociais normais.

Em uma forma inicial da brincadeira de “gostosuras ou travessuras”, acredita-se que celtas fantasiados de espíritos iam de casa em casa praticando tolices em troca de alimento e bebida—uma prática inspirada talvez por um costume anterior de deixar alimentos e bebidas ao ar livre como oferenda a seres sobrenaturais.

Influência cristã no Dia das Bruxas

Samhain se transformou mais tarde quando líderes cristãos incorporaram feriados pagãos. No século 17, o Papa Bonifácio IV decretou 1o de novembro como o Dia de Todos os Santos.

noite anterior ao Samhain continuou a ser celebrada com fogueiras, fantasias e desfiles, embora com um novo nome em inglês: “All Hallows’ Eve” (véspera do Dia de Todos os Santos)—e depois “Halloween“.

O Dia das Bruxas chega aos Estados Unidos

Imigrantes europeus levaram o Halloween (Dia das Bruxas) para os Estados Unidos e a festividade ganhou bastante força nos anos 1800, com a explosão da imigração irlandês-americana.

Anoka, em Minnesota, pode ter sido o local da mais antiga celebração oficial do Dia das Bruxas nos Estados Unidos. Com início no ano de 1920, a cidade começou com um desfile e uma fogueira.

Os historiadores de Anoka afirmam que os habitantes da cidade queriam reprimir travessuras do Dia das Bruxas como soltar vacas na rua principal e virar banheiros externos.

Você acredita em magia?

Mais de 1/3 dos norte-americanos afirma acreditar em fantasmas, segundo uma pesquisa de opinião da AP-Ipsos conduzida antes do Dia das Bruxas de 2007. E 23% alegou já ter visto um fantasma ou sentido a presença de um.

Cerca de uma a cada cinco pessoas acredita que bruxaria ou feitiços são reais, de acordo com a pesquisa.

Lendas urbanas do Dia das Bruxas

Algumas histórias de fantasmas do Dia das Bruxas simplesmente não morrem—ainda que exista pouco fundamento por trás do medo.

Por exemplo, dizia-se que cultos satânicos — bem mais comuns na ficção do que na realidade — sacrificavam gatos pretos no Dia das Bruxas.

Contudo, os especialistas afirmam que há pouca evidência para tais temores e que os poucos incidentes isolados envolvendo o abuso de gatos pretos foram obra de solitários perturbados—geralmente adolescentes.

Artigo anteriorEnquanto criminosos usam drones com granadas, deputada Federal do PSOL propõe proibir helicópteros e drones em operações policiais
Próximo artigoDublê de rico de Águas Claras é preso por dar golpe de R$ 4 milhões