Bloquinhos antecipam a folia no DF; veja a programação deste domingo

0
1

Famílias, jovens e amigos curtem o pré-carnaval nos bloquinhos de Brasília com muito samba, frevo e axé. Neste domingo (7/2), a festa continua com Carnaval Urgente e Cafuçu do Cerrado

A festa começou cedo no Distrito Federal. Uma semana antes do carnaval, os foliões já tomavam as ruas nos bloquinhos de Brasília, transformando o fim de semana em um aquecimento oficial para a folia. Milhares de brasilienses se reuniram para cantar, dançar e celebrar ao som de samba, frevo e axé, embalados pela energia dos blocos Desodorante do Suvaco e Suvaco da Asa, na tarde de ontem.

O amor pela festa vem de anos para alguns moradores. A atendente administrativa Estefani dos Santos, 22, faz parte do Grupo Pellinsky de samba há oito anos e não perde um bloquinho no Cruzeiro. “Vim marcar presença com a dança. Venho todos os anos”, contou. Além dela, o motociclista Joshua Alves, 23, também faz parte do grupo e ama curtir a folia. “Faz um ano que entrei nesse samba. Hoje vim para apoiar”, relatou.

O Desodorante do Suvaco também reúne famílias. A psicóloga Ana Paula Abreu, 30, e o marido levaram a filha Giovana, de 1 ano, pela primeira vez ao carnaval. “No início, ela estranhou pela quantidade de pessoas, mas depois começou a brincar e está adorando”, afirmou. “Nós já costumávamos curtir a folia antes dela, mas agora é ainda mais especial”, acrescentou, sorrindo.

O clima de celebração também animou o administrador do Cruzeiro, Gustavo Aires. “Aqui é a cidade do carnaval, do samba, da alegria e das famílias. Já fazia algum tempo que estávamos sem alguns blocos tradicionais. Então, estamos muito felizes mesmo”, disse.

Os blocos da região administrativa contam com apoio do GDF e aderem a todas as campanhas de respeito e segurança. “Fazemos toda essa conscientização do ‘Se beber, não dirija’, ‘Não é não’. Queremos um ambiente de família e educação”, reforçou.

Suvaco da Asa

Ao longo de 20 anos, o Suvaco da Asa se tornou ponto de encontros, amizades e até casamentos. Os servidores públicos Daniele Duarte, 48, e Érico Grassi, 45, se conheceram no bloquinho há 10 anos e transformaram o encontro de folia em família. “Ele apareceu do nada, no final do bloco, para me salvar de uma situação chata. Nos conhecemos naquele dia e daqui fomos juntos para uma festa”, lembrou Daniele.

Depois, passaram 15 dias sem se ver e, ao se reencontrarem, começaram a namorar. “No dia seguinte ao que ele me pediu em namoro, engravidei”, contou, rindo. Hoje, curtem o bloco pelo décimo ano consecutivo, ao lado dos filhos Davi e Raul.

Samba

A música manteve o ritmo da festa. O servidor público Francisco Macário, 50, que vai passar o carnaval em Salvador, aproveitou para se aquecer nos bloquinhos da capital. “Sempre curto a folia e estou me divertindo muito. Adoro essa energia do samba, axé e frevo”, disse.

No Suvaco da Asa, a DJ Laursa animou o público com clássicos carnavalescos antes da cantora Dhi Ribeiro subir ao palco. “É minha primeira vez aqui, estou muito animada, porque sempre fui fã do bloco”, ressaltou a artista. “Me deixa felicíssima trazer o samba e manter viva nossa cultura”, concluiu.

Programaçãode hoje

» Carnaval Urgente 2026: 14h às 22h – SBS Quadra 2, estacionamento atrás do Bloco A (Edifício-Sede I do Banco do Brasil), Plano Piloto

» Cafuçu do Cerrado 2026:
15h às 22h – Espaço Cultural Ibero-americano (antigo Complexo Funarte), Eixo Monumental, Plano Piloto.

Artigo anteriorBRB vira dono de concessionária de cemitérios em SP ao assumir ativos do Master
Próximo artigoHomem de 40 anos morre afogado no Lago Paranoá

Deixe uma resposta