A Marinha dos Estados Unidos confirmou que dois navios americanos colidiram em águas próximas à América do Sul, na quarta-feira (11), durante operação de reabastecimento. O incidente resultou em dois tripulantes levemente feridos.
O local exato da colisão não foi divulgado pelas autoridades americanas, mas rumores sugerem que ela aconteceu no Mar do Caribe, segundo o The Washington Post. Os EUA têm aumentado sua presença na região desde o retorno de Donald Trump à Casa Branca, alegando combate ao narcotráfico.
Os perigos do reabastecimento em alto-mar
De acordo com informações do Comando Sul das Forças Armadas dos EUA, a colisão envolveu o navio de guerra USS Truxtun e o navio de apoio de combate rápido USNS Supply. Este último é um navio-tanque que fazia o reabastecimento do primeiro.
- A causa da colisão não foi esclarecida pela Marinha americana, que afirma estar investigando o incidente;
- Também não há informações a respeito da extensão dos danos em cada uma das embarcações, mas elas estão operando normalmente;
- “Ambos os navios informaram que já retomaram suas atividades em segurança”, destacou o Comando Sul, em comunicado;
- Os militares relataram, ainda, que os tripulantes feridos durante o choque entre os navios se apresentam em “condição estável”.

Manobras de reabastecimento em andamento, como as realizadas neste caso, permitem que navios de guerra recebam combustível, munições e outros suprimentos sem fazer paradas, agilizando as operações. No entanto, são consideradas complexas e perigosas pela Marinha.
Além da proximidade das embarcações, as condições climáticas adversas e a fadiga causada pelo procedimento são alguns dos fatores que tornam o reabastecimento em alto-mar ainda mais arriscado. Conforme o órgão, erros pequenos podem se transformar em grandes acidentes, em segundos.
O destróier Truxtun partiu da Estação Naval de Norfolk, na Virgínia, no último dia 3, rumo a destino não especificado, retornou três dias depois para reparo e seguiu viagem novamente. O navio petroleiro da classe Supply também saiu de Norfolk.
Gosta de tecnologia militar? Então, continue no TecMundo para conferir as notícias mais recentes do segmento.


























