O presidente do Equador, Guillermo Lasso, tomou posse nesta segunda-feira (24/5) em Quito e destacou a busca pela unidade nacional e por acordos de livre comércio no plano externo. Em seu discurso de posse, Lasso afirmou que irá “abrir o Equador para acordos de livre comércio com os maiores aliados” e o país será inserido no mundo para buscar trocas “livres e justas”.
Entre os objetivos, a entrada na Aliança do Pacífico como um “sócio de pleno direito” e “no menor tempo possível”. O bloco de desenvolvimento conta atualmente com Chile, Colômbia, México e Peru, tendo como um dos objetivos a promoção do comércio.
Sobre a pandemia de Covid-19, o presidente destacou o “dever mais sagrado de um governo: salvar a vida de seus cidadãos”, o que envolve o objetivo de vacinar 9 milhões de pessoas em 100 dias, uma promessa de campanha.
Seguindo a posse, Lasso assinou uma série de decretos presidenciais. Em seu Twitter, temas como registros de crédito, regulamento de leis de comunicação e códigos de conduta governamental tiveram novas decisões anunciadas pelo novo mandatário.
Candidato liberal e de centro-direita, Lasso derrotou nas urnas o candidato Andrés Arauz, que tinha como mentor o ex-presidente Rafael Correa, expoente da esquerda no país.
O presidente Jair Bolsonaro acompanhou a posse. Os presidentes da Colômbia e do Uruguai, Iván Duque e Luis Lacalle Pou, eram esperados na ocasião, mas acabaram por não comparecer ao evento.
Guillermo Lasso
Guillermo Lasso
Reprodução/Redes sociais
bolsonaro_sem_mascara_equador
O presidente Jair Bolsonaro, sem máscara, no Equador
Reprodução/Facebook
Bolsonaro de mascara
Presidente Jair Bolsonaro usa máscara na posse do novo presidente equatoriano
Presidencia de la República del Ecuador
presidente jair bolsonaro durante lançamento do Programa Gigantes do Asfalto no palácio do Planalto
Jair Bolsonaro
Igo Estrela/ Metrópoles
0
O post Equador: Lasso toma posse destacando abertura para livre comércio apareceu primeiro em Metrópoles.







































