Profissionais autônomos: qual a melhor forma de encontrá-los?

0
316

Conforme o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no Brasil há  cerca de 12 milhões de brasileiros desempregados, sendo 6,5 milhões de mulheres e 5,4 milhões de homens. Frente a esse dado, o número de profissionais autônomos vem crescendo no país. Mas, qual a melhor forma de se conectar com esses profissionais quando não dá certo pelo bom e velho boca a boca ou por busca no Google?

Se uma reforma em casa ou no escritório é extremamente estressante, imagine quando não temos o profissional ideal para fazer o serviço? São tantas coisas para avaliar: referências, capacidade técnica, orçamento. Por isso, encontrar rapidamente um bom profissional para executar algum serviço é sempre um dos maiores desafios.

Para muitos brasilienses, plataformas digitais voltadas para a divulgação de serviços estão se transformando em um local de referência na hora de resolver esse problema, tanto pela praticidade e simplicidade, quanto pela segurança e agilidade para encontrar profissionais.

“Através da Oddie, conheci uma excelente marida de aluguel, analisei o perfil dela, gostamos muito das referências e rapidamente marcamos para resolver nosso problema. A plataforma é excelente, facilita a vida das pessoas que precisam contratar algum serviço, independente se vai contratar um homem ou uma mulher. A plataforma possui profissionais de várias áreas com todo o conforto para resolver seu problema”, disse a servidora pública, Katiane Lima.

Segundo Daniel Alano, mestre em Economia Política Internacional pela London School of Economics e co-fundador da Oddie, é cada vez mais clara a busca por formas inovativas para resolver os problemas do cotidiano das pessoas. Seja a mobilidade, a venda de produtos, a busca por serviços, entre outras.

“Apesar de a internet já estar presente de alguma forma nas nossas vidas há algumas décadas, para a grande maioria da população brasileira e de outros países em desenvolvimento, a massificação do uso da internet só aconteceu agora. De 2015 a 2020, a penetração da internet nos domicílios das classes D e E passou de 16% para 64%, de acordo com o Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (CETIC). É uma onda nova de pessoas entendendo como o mundo digital pode facilitar a sua vida”, avalia.

Exemplo de valor – Opção rápida, segura e gratuita, a Oddie é um exemplo de startup que está na vanguarda desse movimento. Ela oferece soluções que têm conquistado usuários em todo o Brasil. Prova disso é que em apenas três meses de operação, a ferramenta já conta com quase 8 mil profissionais cadastrados.

Dayse Ramos é uma das cadastradas na plataforma. Há dois anos, ela se tornou “marida de aluguel” e atende principalmente o público feminino. A empreendedora faz serviços de hidráulica, elétrica, pintura, montagem de pequenos móveis, instalação de cortinas, persianas, varais, e muitas outras coisas. Com auxílio da Oddie, a autônoma tem vencido os obstáculos impostos pela pandemia para divulgação dos seus serviços e ampliado a clientela.

“Antes, eu divulgava meus serviços por meio das redes sociais e pelo famoso boca a boca. Depois que conheci a Oddie, a plataforma se tornou meu principal meio para divulgação, especialmente por ser uma ferramenta gratuita”, ressalta. “Por meio do aplicativo fica mais fácil chegar no cliente, posso emitir recibos e orçamentos, além de oferecer cartão de visitas digital, que pode ser compartilhado pelo WhatsApp e nas outras redes sociais. Isso facilita muito”, avalia a empreendedora.

A proposta é facilitar a vida dos clientes oferecendo uma vitrine de profissionais ainda pouco conhecidos no mercado de trabalho ou na região onde atuam. Desde dezembro de 2021, a Oddie já possibilitou a realização de centenas de negócios por meio do sistema.

Entre os serviços mais demandados estão os de babá, “marido de aluguel”, eletricista, pintor, pedreiro, ou faxineira, um auxílio que facilitou a busca por profissionais, especialmente diante das restrições impostas pela pandemia da Covid-19.

“Quando começamos a trabalhar na ideia da Oddie, imaginamos uma plataforma extremamente rápida, na qual os usuários pudessem interagir de forma simples, fácil e orgânica. Nossa hipótese era de que se eliminássemos todos os obstáculos, financeiros e de usabilidade, conseguiríamos oferecer o maior valor possível, tanto para os prestadores de serviço quanto para os clientes. E quando os usuários percebem esse valor, recomendam para outras pessoas, acelerando o crescimento da plataforma. É isso o que estamos conseguindo fazer”, ressalta.

Em torno de US$ 1,1 milhão estão sendo aplicados na execução da ferramenta, recurso estrangeiro proveniente de fundos de investimento e investidores anjos.

Vantagens – De acordo com o co-fundador da Oddie, a plataforma promove a conexão da população com os prestadores de serviços e oferece um perfil completo do empreendedor com sua experiência, habilidade e fotografias dos trabalhos realizados. Outra vantagem proporcionada aos clientes é a possibilidade de fechar os negócios via WhatsApp de uma forma direta e funcional, sem custo para o cliente e profissional.

“Acreditamos que, por estar no DNA do brasileiro, o empreendedorismo é o caminho para que o trabalhador prospere no sonho de ter seu próprio negócio. Por isso, oferecemos aos clientes a possibilidade de encontrar profissionais autônomos de forma on-line, gratuita e segura”, ressalta Alano.

Além de possibilitar a conexão entre o cliente e o prestador de serviço, a Oddie também busca oferecer apenas serviços de qualidade. Para isso, os idealizadores planejam agregar recursos à ferramenta  para facilitar a vida da pessoa interessada em contratar – como verificação de antecedentes, reservas e agendamentos, gerenciamento dos contratos, soluções e sistemas de pagamento.

“Para os profissionais cadastrados na Oddie, nossa previsão é de, em breve, disponibilizar plataformas verticais para a melhoria de vida do trabalhador como educação contínua, mercados de descontos, benefícios e empréstimos. Estamos criando o Super-App do trabalhador brasileiro”, ressalta Alano.

Como encontrar serviços – Para encontrar os profissionais é bem prático. Basta acessar o site oddie.com.br, escolher qualquer uma das atividades da lista e a região em que vai realizar o serviço, clicar na busca e selecionar o profissional com o perfil desejado para executar o serviço.

Saiba mais sobre a Oddie em: https://oddie.com.br/quem-somos

Artigo anteriorMédico do Sudoeste é preso por porte de cocaína, ecstasy e arma ilegal
Próximo artigoMinistério da Saúde anuncia 4° dose de vacina para idosos acima de 80 anos