A pandemia de Covid-19, causada pelo vírus SARS-CoV-2 ou Novo Coronavírus, vem produzindo repercussões não apenas de ordem biomédica e epidemiológica em escala global, mas também repercussões e impactos sociais, econômicos, políticos, culturais e históricos sem precedentes na história recente das epidemias.
E como forma de reduzir o COVID nos locais onde temos bastante tráfego de pessoas, como, comércios, industrias, shoppings e etc… especialistas desenvolveram uma câmera capaz de identificar temperaturas corporais.
Estudos comprovaram que o coronavírus (COVID-19) pode ser isolado e detectado por temperatura acima da média em indivíduos. Temperaturas superiores a 37,5 ° C indicam risco de febre e possível contaminação. A detecção e o isolamento precoces são essenciais para conter esta pandemia mundial do coronavírus COV-19. Alguns instrumentos são sendo usados para ajudar na detecção de possíveis portadores de coronavírus: (a) termômetros infravermelhos portáteis e (b) câmeras térmicas com monitoramento a distância. De acordo a referência [] o tempo necessário para medir a temperatura de 5.000 pessoas é 4,2 horas usando termômetros infravermelhos, e menos de 30 minutos usando câmeras com tecnologia térmica, assim mesmo está tecnologia permite gravar a temperatura de três pessoas por segundo, com uma precisão de ± 0,3 ℃.
A solução de medição da temperatura corporal pela câmera é parametrizável ou configurável, ou seja, o usuário indica no software que temperatura um alarme deve acionar. Por exemplo, para fins demonstrativos na referência [], foram testadas temperaturas a 36 ° C, 37,5 ° C e 38 ° C em pessoas que circulavam num aeroporto, temperaturas acima da configurada, gera um alarme sonoro impossível de ignorar e tira uma foto do passageiro que registrou uma medição de temperatura suspeita. Com futuras mudanças de leis da quarentena e saída de muitas pessoas de casa por fatores econômicos o sistema pode ser implementado em lugares onde tenha fluxo leve/moderado/intenso de pessoas. Com as imagens capturadas poderá desenhar algoritmos com inteligência artificial para detecção automática de pessoas online.
Muito além da segurança patrimonial
As câmeras térmicas identificam rapidamente e com precisão a temperatura de várias pessoas simultaneamente e, em conjunto com o reconhecimento facial, podem gerar alertas automáticos mesmo que a pessoa esteja de máscara, óculos ou capacete. O sistema é capaz de distinguir uma pessoa de um animal ou objeto quente, podendo ser usada também na medição de temperatura de equipamentos, controle de incêndio, invasões perimetrais e muito mais.
Identificação rápida e precisa da temperatura corporal
Para reduzir a transmissão do COVID-19, o sistema mede a temperatura de várias pessoas simultaneamente, evitando aglomerações e bloqueando a entrada de quem apresenta sintomas da doença.
Sistema de alerta
Com essa solução, é possível identificar casos suspeitos de COVID-19 em rodoviárias, aeroportos, portos, hospitais, evitando que o vírus se alastre.
Tecnologia de ponta. Muitos benefícios.
Agilidade na medição, alta precisão (±0,3 °C), redução nos riscos de contaminação¹, alerta automático de pessoas com febre e muitas outras vantagens em comparação ao uso de termômetros comuns ou pistolas.
Como funciona
Conhecendo a solução
Câmera térmica híbrida, equipamento de medição, gravador inteligente de vídeo e software de monitoramento centralizado para gerir toda a solução