Veja como a Escola de Frankfurt pode aparecer no Enem

0
211

Fundada na Universidade de Frankfurt, em 1924, na Alemanha, a Escola de Frankfurt realizava análise filosófica e sociológica baseada, principalmente, nas ideias marxistas. No Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), esse conteúdo pode aparecer nas questões interdisciplinares da prova de ciências humanas e suas tecnologias.

O professor de filosofia Bruno Pontes, do EstudoPlay, separou algumas dicas para os alunos que irão realizar o Enem este ano.

“A escola de Frankfurt tinha como base o pensamento marxista, juntamente com as teorias de Nietzsche e Freud. Reunia em sua academia os mais importantes pensadores da Alemanha, que inspiraram renomados autores germânicos na criação da teoria crítica”, destaca o professor

A teoria crítica e o conceito de indústria cultural estão entre as principais análises realizadas pelos representantes da Escola de Frankfurt.

A teoria crítica estabelecia uma avaliação social sobre o desenvolvimento intelectual da sociedade da época com o intuito de sair dos entraves criados pelos pensadores tradicionais.

“Essa teoria denuncia a existência de uma lógica de produção padronizada, como a existente nos contextos industriais de fabricação seriada, no fazer artístico e cultural”, explica o professor Pontes sobre o conceito de indústria cultural.

Entre os principais pensadores da Escola de Frankfurt estão Theodor Adorno, Max Horkheimer, Jürgen Habermas e Walter Benjamin.

“A escola de Frankfurt era formada por pensadores marxistas. Desse modo, as reflexões produzidas por eles apresentam uma visão do sistema capitalista.”

Aulas ao vivo

O Metrópoles, em parceria com a plataforma Estudo Play, transmite por meio do Youtube aulas diárias de preparação para o Enem. Totalmente gratuito, o curso ainda terá plataforma tira-dúvidas, com professores e simulados.

Os alunos poderão ter acesso às transmissões que ocorrem de segunda a sábado. Os temas abordados são de física, química, filosofia, sociologia, redação, biologia, literatura, inglês, história, espanhol, geografia, matemática e português.

Confira a aula dessa quarta-feira (20/7):

O post Veja como a Escola de Frankfurt pode aparecer no Enem apareceu primeiro em Metrópoles.

Artigo anteriorVítima de médico preso no Rio desabafa: “Sinto vergonha e muita dor”
Próximo artigoARRAIÁ DA BATERIA DA ARUC É AMANHÃ, DIA 22 COM ENTRADA FRANCA