Música mexicana ajuda memória de pacientes com Alzheimer

0
178

A musicoterapia vem sendo usada com sucesso para ajudar pessoas com Alzheimer a estimular a memória. Pacientes do Centro Mexicano de Alzheimer, localizado na Cidade do México, estão demonstrando resultados positivos após assistirem apresentações de mariachis – como são chamados os músicos que executam o ritmo tradicional do país.

As músicas passadas por gerações fazem os pacientes cantar e dançar, estimulando memórias. “Fico triste (no início) porque lembro do meu marido, mas fora isso, escuto a música com alegria porque me traz muitas lembranças felizes”, disse Leonor Camacho, 90 anos, à agência Reuters. Ela foi diagnosticada com Alzheimer há cinco anos.

As apresentações começaram em setembro e vão até novembro deste ano e tem a participação de um grupo de violonistas e trompetistas vestidas a caráter – com as famosas jaquetas e sombreiros mexicanos. Os momentos de lazer foram incluídos no programa de terapia diária para estímulo da memória, que inclui ainda trava-línguas e exercícios manuais.

Publicidade do parceiro Metrópoles 1

Publicidade do parceiro Metrópoles 2

Publicidade do parceiro Metrópoles 3


0

Os familiares dos pacientes já começam a ver os primeiros sinais positivos da terapia. A filha de Leonor, Maria del Rocio, contou à agência que, desde que a mãe foi incluída no programa, ficou mais animada e ativa na vida.

A terapia com música foi desenvolvida há 11 anos na Alemanha. Desde então estudos mostraram que a estratégia estimula a atividade de neurotransmissores no cérebro, criando uma conexão mental e emocional que ajuda os pacientes a lembrar de eventos significativos em suas vidas. (Com informações da agência Reuters)

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

O post Música mexicana ajuda memória de pacientes com Alzheimer apareceu primeiro em Metrópoles.

Artigo anteriorExpert fala como o canabidiol pode ajudar no tratamento da ansiedade
Próximo artigoBolsonaro ou Lula? Quem venceu nas cidades campeãs do orçamento secreto