O Metrópoles conquistou dois troféus no Prêmio Policiais Federais de Jornalismo. O portal ganhou a categoria Webjornalismo com o especial multimídia A rota do tráfico humano na fronteira da Amazônia, e a série de imagens Garimpo ilegal de ouro no rio Madeira levou o título de melhor trabalho de fotografia do ano. Também venceram a Folha de S. Paulo e TV Globo.
O resultado foi divulgado na última quarta-feira (16/11) em uma cerimônia on-line. O portal de notícia concorria com seis indicações em três categorias. Os trabalhos Um quarto no Jacarezinho, A rota do tráfico humano na fronteira da Amazônia e Amor nos tempos do cárcere disputavam as categorias Webjornalismo, Fotografia e Estudantes respectivamente.
A matéria A rota do tráfico humano na fronteira da Amazônia, escrita por Mirelle Pinheiro, mostra como acontecem o aliciamento e a travessia de traficantes e vítimas dentro e fora do país. Para tanto, o Metrópoles foi à Bolívia, ao Peru e à Venezuela.
A reportagem acessou o solo estrangeiro pela porta da frente, mas também percorreu rios, vias clandestinas e trilhas abertas em meio à mata, principais acessos do crime organizado na América do Sul. A equipe de fotografia, composta por Igo Estrela e Rafaela Felicciano, acompanhou a repórter e captou imagens emocionantes dos personagens entrevistados.
Gui Prímola e Marcos Garcia criaram um design inovador com diversos recursos multimídia para receber o material editado por Lilian Tahan, Priscilla Borges, Otto Valle, Olívia Meireles, Daniel Ferreira e Michael Melo. Juliana Afioni revisou o texto e, por fim, Allan Rabelo, Saulo Marques e Daniel Mendes desenvolveram os códigos para colocar o trabalho no ar.
Igo Estrela/Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles
0
A série de fotos Garimpo ilegal de ouro no rio Madeira, de Igo Estrela, mostra a invasão de balsas garimpeiras no Amazonas em novembro de 2021. O fotógrafo, ao lado do repórter Raphael Veleda, acompanhou a vida dos garimpeiros e o combate das Forças Armadas contra a ação ilegal na região.
Igo Estrela/Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles
0
Sobre o prêmio
O Prêmio Policiais Federais de Jornalismo está em sua sexta edição e surgiu com o objetivo de inserir o tema segurança pública no cotidiano das redações brasileiras, promovendo a produção de matérias de qualidade que difundam a necessidade de discutir as melhorias necessárias ao sistema de segurança brasileiro.
Ano passado, o Metrópoles levou três troféus do Prêmio Policiais Federais de Jornalismo. A equipe do portal de notícias venceu o Grande Prêmio e a categoria Rádio com o podcast Revisão Criminal – O crime da 113 Sul. O time de fotografia do site de notícias ainda levou o título de melhor imagem com o trabalho Policial morto em operação no Rio deixa mãe de cama, vítima de um AVC.
O portal venceu, também, a categoria Webjornalismo nos quatro primeiros anos do concurso. Na edição de 2020, a matéria Meninos-soldados: a infância a serviço do tráfico de drogas levou a categoria Webjornalismo e ainda ganhou o Voto On-line – troféu escolhido pela votação dos policiais federais de todo o Brasil.
No ano anterior, a equipe do portal saiu com dois troféus: venceu o Grande Prêmio, com a matéria Quando a polícia adoece, e a categoria Webjornalismo, com a reportagem Carros-fortes, homens indefesos. Em 2018, a matéria Lula encarcerado: a trajetória do petista até a execução da pena ganhou o primeiro lugar. Em novembro do ano anterior, a equipe levou o troféu pela cobertura da Operação Panatenaico.
The post Metrópoles conquista dois troféus no Prêmio Policiais Federais first appeared on Metrópoles.