Roda de Conversa com o Senador Cristovam Buarque (PPS-DF) reuniu 82 moradores e lideranças do Cruzeiro, Sudoeste e Octogonal, no Colégio CIMAN. Das 19h às 22h30m, líderes locais e moradores debateram com Cristovam, na última quinta-feira, assuntos relevantes para a comunidade local e para o DF. O encontro tratou de temas como educação, infraestrutura, mobilidade e cultura. A conversa com Cristovam iniciou com uma apresentação de dança folclórica do Grupo de Dança Pelinski, que encantou a todos os presentes pela beleza da coreografia e do figurino dos dançarinos, interpretando tema do Boi de Parintins. Assim, pode-se reunir, em uma só atividade, arte, cultura e política.
Na ocasião, o diretor Andreone Pelinski esclareceu que o grupo é uma ONG que reúne dezenas de jovens, em sua maioria advindos de lares carentes de recursos e que encontraram, na arte e na cultura, um escape contra as drogas e a vida marginal. Apesar do trabalho que o Pelinski tem feito em prol da cultura, da arte e do amparo aos jovens, a administração pública não o tem apoiado a contento, exceto durante a gestão do ex-administrador regional do Cruzeiro, Professor Salin Siddartha, que lhes agraciou com uma ajuda proveniente de dotação orçamentária para a cultura no valor de 30 mil reais, em 2011. A diretora do Grupo, professora Ane, convidou o Senador a comparecer ao XX Encontro de Arte e Cultura que será realizado pelo grupo ainda neste mês, e o Senador não só se comprometeu a comparecer, mas também declarou que reunirá a bancada do DF no Senado Federal para buscar ações legislativas que os ajudem em seus trabalhos.
Indagado sobre o motivo que o levou a trocar de partido político, o Senador Cristovam Buarque explicou que saiu do PDT e foi para o PPS devido àquele partido ter perdido, paulatinamente, o vigor transformador que possuía no tempo de Leonel Brizola, ficando reduzido, hoje, a ser um mero “puxadinho” do PT.
Com uma vida pública voltada para o combate ao analfabetismo e à má qualidade dos colégios no Brasil, Cristovam defendeu a federalização do ensino como solução para a melhoria da qualidade do sistema de ensino e do nível salarial dos professores. Durante a Roda de Conversa, um juiz de direito do Distrito Federal, morador no Cruzeiro, fez chegar às mãos do Senador anteprojeto de lei que equipara o magistério à magistratura, inclusive em termos salariais. Cristovam recepcionou o anteprojeto e comprometeu-se a lê-lo e encaminhá-lo como proposição legislativa no Congresso Nacional.
Os moradores e os presidentes do Cruzeiro Futebol Clube, Nito, do Clube Ajax, Alessandro Seco e da Liga de Futebol Amador da região, Julião, manifestaram, ante o Senador Cristovam Buarque, descontentamento com a má conservação dos espaços esportivos do Cruzeiro que, na opinião deles têm de ser revitalizados e clamaram pela necessidade de mais quadras de esporte e campos de futebol para a região
administrativa. A situação de desamparo em que se encontra o Cruzeiro F. C. por parte do Governo do Distrito Federal e da Administração Regional foi motivo de queixa do presidente daquele clube, o dirigente Nito dos Esportes. O Senador solidarizou-se com essas reclamações e afirmou que a educação tem de caminhar junto com o esporte e a cultura para que possa ser plena em todos os sentidos.
Houve questionamento a respeito do aumento da violência e desrespeito aos professores no interior das escolas. Segundo o Senador, a primeira causa é a pouca valorização do professor. Numa sociedade movida pelo consumismo e pela renda, ao perceberem que os professores têm baixos salários, os alunos valorizam mais outras profissões – não espelham seus futuros nos professores à sua frente. Por outro lado, sentindo-se violentados pela escola degradada, os alunos tornam-se violentos, pois vítimas de violência reagem com violência. A escola brasileira é tão violenta com os alunos que não há razão para surpreender-se com a violência deles contra ela; mas há razão para assustar-se com as consequências trágicas da violência na depredação do futuro.
Os participantes também reivindicaram a Cristovam Buarque que encaminhe às autoridades do Distrito Federal pedido de melhoria na segurança pública e integração entre as ciclovias dos bairros vizinhos, para que a população possa deslocar-se de bicicleta ao trabalho, à escola e às diversas atividades pessoais, sem precisar utilizar carro ou ônibus, haja vista o aumento do congestionamento no trânsito e da poluição do ar. O Senador prometeu que vai encaminhar o pleito ao Governador do Distrito Federal, pois a integração das ciclovias contribuirá para dar mais segurança para quem anda de bicicleta.
A professora de ensino especial da Secretaria de Educação, Anita Queiroz, indagou o Senador sobre a visão dele a respeito da educação para os autistas. Prefaciador de vários livros que tratam sobre o tema, Cristovam informou que, juntamente com os Senadores Romário (PSB-RJ) e Paulo Paim (PT-RS), tem tomado a frente na defesa dos autistas e dos portadores de deficiências tais como a síndrome de Down. Segundo ele, é preciso, principalmente, quebrar preconceitos para que se possam transformar os direitos dos autistas em realidade. Ele também pediu à professora Anita que elabore projeto nesse sentido e o procure em seu gabinete, no Senado Federal, para que seja possível encaminhar a questão.
O Senador Cristovam Buarque também criticou o governador Rodrigo Rollemberg por ser omisso em não cumprir a promessa de efetuar eleição para os administradores regionais de cada cidade do DF. Para tanto, não seria necessário aguardar decisão da Câmara Legislativa, pois é atribuição do titular do Poder Executivo tomar tal iniciativa, em vez de buscar jogar a responsabilidade para os deputados distritais.
Enfim, as Rodas de Conversa com Cristovam Buarque (já ocorreram em mais oito cidades e a próxima será em Brazlândia) revelaram ser um excelente meio de aproximar o Senador das diversas comunidades do DF. Compuseram a mesa diretora do evento o Senador Cristovam Buarque, o Deputado Distrital Raimundo Ribeiro, o Ex-Administrador Regional Salin Siddartha, o Diretor do Colégio CIMAN, Atef Aissami, o
Presidente do PPS-DF, Chico Andrade, o representante do Conselho de Saúde do Cruzeiro, Sudoeste e Octogonal, Francisco Teixeira, e o Capitão Santos (representando o Major André Barbosa, comandante do 45º Grupamento de Bombeiros Militares do Distrito Federal)assessoria do Senador do Cristovão Buarque