O chuvisco não foi o suficiente para espantar os foliões do bloco Desodorante da Asa. Por entre às quadras 8 e 10 do Cruzeiro Velho cerca de 3 mil pessoas passaram na segunda-feira de carnaval. A quarta edição do bloco carnavalesco foi dividida em duas concentrações. Pela manhã as crianças se divertiram com as marchinhas de carnaval, desfile de fantasias, brinquedos infláveis e muita diversão. Na parte da tarde os adultos curtiram com as apresentações de frevo, banda, trio elétrico e muita folia.
O deputado Reginaldo Sardinha (Avante), morador do Cruzeiro, comemorou o bloco da cidade. “É muito importante a realização do Desodorante da Asa. É a celebração cultural mais forte do nosso país” disse o distrital. No seu discurso lembrou que a festa é da “família e que está aberta para todos do Distrito Federal que venham curtir com consciência”.
Com a saída do bloco Suvaco da Asa os próprios moradores da Região Administrativa fundaram o Desodorante da Asa. “Saiu o suvaco e ficou o desodorante”, brincou o produtor do evento, Andreoni Pellinsky. Para o produtor o bloco é um dos poucos momentos que os moradores têm para se reunir. “ Temos poucos blocos voltados para família. É quando encontramos o rapaz da papelaria, da paróquia, a terceira idade”, explicou Andreoni.
Para colocar o bloco na rua, Andreoni contou com a colaboração direta de cerca de 22 pessoas. “É muito trabalho. A equipe vira noites montando a decoração, camisetas, máscaras, programação e outras”, contou. No dia do evento o grupo de voluntários aumentou para 70 pessoas.
Depois de muito trabalho, Andreoni planeja o bloco para o próximo ano. “Queremos focar nos gritos de carnaval. Os encontros que antecedem o carnaval em si”, revelou. O desodorante de 2020 promete inclusive a mudança de local. “Estamos pensando em colocar para um espaço mais fechado, para que possamos garantir a segurança de todos os nossos foliões”. Além de terem como meta trazer mais curiosos para a festa.
Visitas
O vice-governador, Paco Britto, fez questão de prestigiar e parabenizou o bloco. “Temos muitas famílias no Desodorante”, destacou o representante do Executivo. Em clima descontraído Paco clamou por mais blocos “em clima de paz”. Por fim pediu para brindar a folia. “Temos que brindar um carnaval sem violência”.
Além de Paco Britto, o secretário de Estado de Cultura, Adão Cândido festejou no bloco cruzeirense. Os passistas oficiais da cidade também marcaram presença.