
Em homenagem aos 130 anos de nascimento do compositor brasileiro Heitor Villa-Lobos, será realizado em Brasília o Fest Villa, com extensa programação musical. As quatro primeiras temporadas acontecerão no auditório do Instituto Cervantes.
O violonista Álvaro Henrique dá a largada no festival de apresentações, nesta quinta-feira (25/5). Ele vai oferecer um concerto didático, com música e palestra sobre o compositor, concentrando-se no período mais maduro de Villa-Lobos, produção amplamente influenciada pelos indígenas brasileiros.
Os variados momentos da vida de Villa-Lobos serão explicados em cada peça, com slides e, é claro, muitas composições. “O público terá a oportunidade de ouvir e conhecer profundamente a obra de um dos maiores compositores do Brasil”, garante Álvaro Henrique.
1ª Temporada
“Cinco Prelúdios” (Melodia Sertaneja, Homenagem ao Malandro Carioca, Homenagem a J. S. Bach, Homenagem ao Índio Brasileiro, Homenagem à Vida Social Carioca), de Heitor Villa-Lobos, executados por Alvaro Henrique (violão solo);
“Hommage Pour le Tombeau de Debussy”, de Manuel de Falla, executada por Alvaro Henrique (violão solo);
Nesta quinta-feira (25/5), às 20h, e neste domingo (28/5), às 17h; no Auditório do Instituto Cervantes (707/907 sul). Classificação indicativa livre