Toyota mostrou em Tóquio seus planos para a mobilidade do futuro

0
348
Toyota mostrou em Tóquio seus planos para a mobilidade do futuro
O LQ já tinha sido revelado durante o CES como Concept-i usa direção automatizada e inteligência artificial. Crédito da foto: Divulgação

A Toyota aproveitou o último Salão do Automóvel de Tóquio deste ano para mostrar seu avanço em termos de mobilidade global. Nas apresentações de novos produtos e de seus planos de mobilidade para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio 2020, a montadora japonesa compartilhou sua visão de produtos e serviços de mobilidade integrados.

Leia mais  Toyota amplia sua fábrica de motores

 

A Toyota anunciou seu plano de transição para uma empresa de mobilidade global na Consumer Electronics Show 2018 – CES, onde o Presidente Akio Toyoda revelou o e-Palette Concept como plataforma para aplicação de serviços de mobilidade, o novo foco corporativo em produtos e serviços projetados para ampliar a liberdade de movimento para todas as pessoas com diferentes tipos de necessidade.

A mudança baseou-se em uma compreensão de quatro tecnologias-chave e tendências sociais: a conectividade das redes, a autonomia, os serviços de compartilhamento e a eletrificação. Juntas, elas foram combinadas para a abertura de novas possibilidades de mobilidade que se estendem bem além dos limites do automóvel tradicional.

Principais novidades

Toyota mostrou em Tóquio seus planos para a mobilidade do futuro
O veículo multiúso e-Pallete foi uma das atrações do estande da marca. Crédito da foto: AFP

O progresso da Toyota em direção a esta meta foi apresentado em primeira mão no Salão do Automóvel de Tóquio 2019. Durante o evento, elas puderam ser vistas por meio de versões cada vez melhores de automóveis tradicionais, como o novo Yaris, além da impressionante variedade de veículos eletrificados que estão prontos para chegar ao mercado.

Isto inclui a nova geração do Mirai, que utiliza a tecnologia de célula de combustível elétrica como combustível; o BEV ultracompacto, uma solução de mobilidade de curta distância para todos; e também o Toyota i-ROAD, uma plataforma elétrica e compacta de micromobilidade.

Estes novos produtos são apoiados por uma rede que se expande por meio de parcerias com fabricantes de baterias que ajudarão a satisfazer a demanda acelerada dos próximos anos.

Toyota mostrou em Tóquio seus planos para a mobilidade do futuro
O Toyota i-ROAD, uma plataforma elétrica e compacta de micromobilidade. Crédito da foto: Divulgação

“A eletrificação de veículos é o coração da nossa transformação em uma companhia de mobilidade global, e a nossa ampla linha de veículos eletrificados posiciona a Toyota em direção às necessidades dos consumidores e a redução das emissões de CO2. Estamos orgulhosos de ter definido metas arrojadas de vendas de veículos eletrificados antes de 2030 e objetivos até mais agressivos de reduções de emissões antes de 2050. Eles refletem a nossa crença no potencial de transportes eletrificados, bem como o nosso compromisso de superar as barreiras que ainda estão no caminho da comercialização em massa”, disse o vice-presidente executivo Shigeki Terashi.

Novidades para os Jogos Olímpicos

A Toyota também está integrando com sucesso as transmissões eletrificadas a novos sistemas de mobilidade autônomos e conectados, a fim de desenvolver plataformas de serviços compartilhados que terão o seu primeiro e grande teste nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos no próximo ano.

O LQ, revelado anteriormente pela Toyota durante o CES em 2017 como Concept-i, demonstrará como a mistura potente do nível 4 SAE com direção automatizada e inteligência artificial podem transformar a relação entre carro e motorista.

Estas mesmas tecnologias também serão aplicadas em outros pequenos produtos, inclusive uma variedade de plataformas de robôs projetados para realçar as capacidades das pessoas, especialmente os mais idosos ou aqueles portadores de deficiências físicas.

Toyota mostrou em Tóquio seus planos para a mobilidade do futuro
O ultracompacto BEV é uma solução para curtas distâncias. Crédito da foto: Divulgação

“Na Toyota, entendemos a importância de desenvolver novas tecnologias para amplificar capacidades humanas, não somente substituí-las,” disse Gill Pratt, CEO do Toyota Research Institute, que conduz a pesquisa global da Toyota de inteligência artificial e de automação.

Mais do que apresentar somente uma variedade de tecnologias e os futuros planos de serviços, a Toyota usou o Salão do Automóvel de Tóquio 2019 para reforçar a sua crença no poder da mobilidade para melhorar efetivamente a sociedade.

Esta filosofia é a espinha dorsal da parceria da Toyota com o Movimento Olímpico e Paralímpico Internacional e o seu trabalho para fornecer uma mobilidade segura, ambientalmente sustentável e a mobilidade ‘just-in-time‘ para os milhares de atletas, voluntários e visitantes que viajarão a Tóquio para o evento esportivo mais importante do mundo.

As Olimpíadas serão o primeiro passo rumo a uma empresa comprometida com um futuro, onde a mobilidade se integra continuamente em uma ‘cidade conectada‘, na qual os serviços e o suporte estarão disponíveis conforme a necessidade de todos. (Da Redação)

O post Toyota mostrou em Tóquio seus planos para a mobilidade do futuro apareceu primeiro em Jornal Cruzeiro do Sul.

Artigo anteriorEstudante de 18 anos morre após queda de marquise
Próximo artigoFórum apresenta conceito de empresas humanizadas