Motociclistas se unem na manhã deste sábado (14/12/2019) para um passeio de conscientização contra o uso do cerol e da linha chilena – fio cortante muito usado em pipas e que pode ser fatal para quem anda sobre duas rodas. O grupo se reunirá a partir das 9h30 na Praça do Cruzeiro, no Eixo Monumental.
Dez motoclubes confirmaram presença, mas a organização espera contar também com motociclistas independentes. “O cerol pode até parecer divertido para quem o utiliza, mas nenhuma diversão pode custar lesões ou até mesmo mortes de pessoas”, defende o professor Walner Mamede, um dos organizadores do passeio.
De acordo com a programação, o comboio passará por locais de visibilidade na cidade. A saída ocorrerá às 10h15. Conforme o trajeto definido, o grupo irá até a Ponte JK e retornará para a Praça do Cruzeiro.
“O que queremos é chamar a atenção para uma brincadeira que, assim como mutila pessoas, também mutila muitas famílias. Um fio com cerol que atinge um motociclista no pescoço pode causar a morte instantânea”, alerta Mamede.
O cerol pode ferir também ciclistas, pedestres ou até mesmo os próprios usuários. Cortes profundos e choques elétricos são algumas das consequências da utilização do produto.
Segundo dados divulgados pela Associação Brasileira de Motociclistas (Abram), ocorrem no Brasil mais de 100 acidentes por ano. Destes, 25% são fatais e 50% causam ferimentos graves.
O post Motociclistas protestam neste sábado contra o uso de cerol no DF apareceu primeiro em Metrópoles.