GDF homenageia Seu Teodoro

    0
    300

    O governador em exercício do Distrito Federal, Tadeu Filippelli, esteve, no final da tarde deste domingo (15), no velório do idealizador do Bumba-meu-boi de Sobradinho, Seu Teodoro Freire, no Centro de Tradições Populares, em Sobradinho. Em nome do Governo do Distrito Federal (GDF), Filippelli prestou solidariedade aos parentes e amigos do maranhense, morto na madrugada de hoje aos 91 anos, em decorrência de uma parada cardíaca. Foi decretado luto oficial de três dias.

    “O falecimento do Seu Teodoro representa uma perda muito grande não só para Brasília, mas para todo o país. Ele foi um batalhador incansável pela preservação da cultura popular, além de uma pessoa extremamente elegante e educada no trato com as pessoas e nas suas atividades”, afirmou Filippelli.

    Mais cedo, o governador Agnelo Queiroz, que reassume o cargo nesta semana, lamentou a morte de Seu Teodoro. “A cultura do Distrito Federal fica mais pobre com a perda do mestre Teodoro. Ele era um entusiasta, um ícone da cultura brasileira que manteve vivo um pedaço da tradição maranhense, da cultura popular no DF. A continuidade de sua obra é de responsabilidade de todos nós. Meus sentimentos à família e a todos que o admiravam e tiveram a honra de conviver com o Mestre Teodoro”, destacou Agnelo Queiroz.

    O secretário de Cultura, Hamilton Pereira, e a secretária de Promoção da Igualdade Racial no DF, Josefina Santos, também estiveram no velório. Segundo Hamilton Pereira, a contribuição do artista maranhense para a cultura popular do Distrito Federal foi inestimável. “As atividades desenvolvidas por ele enriqueceram a identidade cultural brasiliense. O Bumba-meu-boi do Seu Teodoro possui um simbolismo muito grande, já é parte da tradição do DF”, defendeu.

    fonte:http://www.agenciabrasilia.df.gov.br

    Artigo anteriorGDF arrecada mais dinheiro com multa do que investe em educação no trânsito
    Próximo artigoPoliciais vão ao BBB investigar possível estupro