O governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, prometeu para junho de 2013 a entrega do Veículo Leve sobre Pneus (VLP) para moradores de Santa Maria, Gama, Park Way e Entorno Sul.
Segundo o Executivo, o transporte vai reduzir para menos da metade o tempo que de viagem ao Plano Piloto, que hoje chega a uma hora e meia. A estimativa é que cerca de 220 mil pessoas usem diariamente o novo serviço.
A previsão de entrega coincide com a abertura da Copa das Confederações, que começa no dia 15 de junho. As obras estão orçadas em R$ 530 milhões e, de acordo com o governo, seguem normas de sustentabilidade.
O sistema contará com 35 quilômetros exclusivos de via e 15 estações. Conhecido como Expresso DF, a modalidade é constituída de ônibus articulados, com capacidade de 160 passageiros, e biarticulados, que transportam até 200 pessoas.
A execução do projeto está em andamento no Viaduto do Balão do Periquito, na entrada do Gama. De acordo com o GDF, outras nove fases da obra terão início do próximo mês. O governo também anunciou que está desenvolvendo um projeto semelhante para a saída norte da cidade, que ligará Planaltina e Sobradinho ao Plano Piloto.