No primeiro dia de teste, a intervenção do Detran-DF no Setor Comercial Sul não agradou os motoristas, mas a operação do órgão vai continuar. Ontem (3), a mudança começou às 13h, mas terminou às 14h10, antes do previsto, que era até às 15h. O Detran informou que a intervenção é experimental e a avaliação do impacto será realizada somente no final da semana, na sexta-feira (7) à tarde.
A intervenção vai até sexta-feira e funciona da seguinte forma: quem vai do Eixo Monumental para a Rodoviária do Plano Piloto, ao invés de pegar a via que passa entre o Pátio Brasil e o edifício Brasil 21, terá que ir ao Setor Comercial Sul pela S3, do outro lado do shopping, ao lado do Setor de Rádio e TV Sul. A mudança só vai funcionar das 13h às 15h.
Em vez de benefício e elogios, buzinas, reclamações e congestionamento foi o resultado da medida. A medida desagradou os motoristas. Para Osny Pereira de Jesus, carros parados não eram comuns no horário de pico. “Atrapalhou demais. O trânsito piorou”.
O caos instalado causou prejuízos para taxistas também. Jerônimo Emanuel de Jesus, por exemplo, disse que seus passageiros ficaram incomodados com a duração do trajeto. “Uma passageira embarcou no meu carro na 905 Sul e desembarcou no Brasil 21. O percurso que eu gasto normalmente 6 minutos, durou 17”, reclama o taxista.
Mas o especialista em tráfego da Universidade Católica de Brasília, professor Nelson Gonçalves, chama atenção pela caráter de teste da intervenção. “Estamos buscando soluções. O número de veículos é muito grande e o DF não se preparou”, comenta. O transtorno, segundo Gonçalves, é natural. “Não adiantaria fazer uma mudança no domingo a tarde”, pondera o professor.