Marvel ou DC? Para a maioria dos geeks brasileiros, a disputa é meio boba. Em estudo realizado pela empresa de pesquisas digitais MindMiners e pelo Grupo Omelete, 47% dos nerds no país não prefere nem uma, nem outra: gosta das produções de ambas as editoras.
Os pesquisadores entrevistaram mil pessoas, sendo 48% dos participantes residentes do Sudeste, 26% no Nordeste, 14% da região Sul, 6% do Norte e outros 6% do Centro-Oeste. Mais da metade dos participantes têm entre 16 e 24 anos, e 61% dos entrevistados são homens. A maioria avassaladora está solteira: 70%. Entre namorados e casados, a parcela é de 29%. O grau de escolaridade também é considerável, sendo que 87% das pessoas que participaram têm pelo menos o nível médio.
O estudo mostra que o perfil do nerd no Brasil mudou bastante ao longo dos anos, e uma parcela desta população foge dos estereótipos. Embora 61% garanta que não consegue viver sem videogames e jogos de computador, 27% afirma fazer exercícios físicos regularmente, por exemplo. A maioria deles se diz tímida: 51% afirmam ter vergonha de conversar com gente nova. Um ponto em comum é o hábito de maratonar séries e filmes, com 71% dos participantes afirmando que um bom final de semana deve ter a atividade.
Um dado curioso é o desconhecimento de metade (48%) sobre a data de hoje: o Dia do Orgulho Geek é celebrado todo 25 de maio em comemoração à estreia de Star Wars Episódio IV: Uma Nova Esperança (1977) e também em homenagem a Douglas Adams, autor da série O Guia do Mochileiro das Galáxias. A pesquisa separou os perfis de geeks em tecnológico, cultural e gamer. Veja os dados compilados sobre cada um:

Os tech geeks preferem filmes e séries de ficção científica

47% dos gamer geeks dizem jogar videogames diariamente, enquanto 82% relataram já terem virado noites jogando

Os cult geeks têm especial apreço pelas produções de Steven Spielberg e Stan Lee

































