Autora de Você Foi Enganado diz: “Mentira é universal na política”

    0
    81

    Há quatro anos, a repórter Cristina Tardáguila especializou-se em checar os fatos ditos por políticos e personalidades. Fundadora da Agência Lupa, ela passa um pente-fino nas falas das autoridades. Dessa rotina diária, veio a ideia de escrever sobre as mentiras contadas pelos presidentes brasileiros. Como, infelizmente mostra nossa história, a atividade seria hercúlea: portanto Chico Otávio, jornalista de O Globo, entrou no time.

    Juntos, os dois apresentam a obra Você Foi Enganada (Ed. Intrínseca): um apanhando jornalístico das principais mentiras contadas pelos chefes do Poder Executivo. Depois de extensa pesquisa na Biblioteca Nacional e no acervo dos principais jornais e revistas do Brasil, os autores decidiram iniciar o mapeamento dos “caôs” em 1921 – no famoso episódio das cartas falsamente atribuídas a Arthur Bernardes.

    Dai em diante, todos os principais personagens políticos da nossa nação passam por uma revisão, ao longo das 288 páginas. Os generais da ditadura, Sarney, Collor, Lula, Dilma e Temer: todos mentiram em algum momento.

    Leo Aversa/Divulgação

    Cristina Tardáguila e Chico Otavio: autores de Você Foi Enganado

     

    Nesse ambiente superpolarizado em que vivemos, é importante mostrar que a mentira é universalizada na política. Está em todos os partidos, países, sexos e políticos

    Cristina Tardáguila

    Com apoio do historiador Carlos fico, do ex-ombudsman da Folha de S.Paulo Mario Magalhães e do veterano jornalista Elio Gaspari, selecionaram um frase mentirosa de cada presidente. “A partir desse comentário, a gente contextualiza, mostrando como era a situação à época e os desdobramentos da declaração falsa”.

     

    Várias mentiras
    A história recente da jovem democracia brasileira é carregada desses episódios. Em junho de 1998, durante campanha pela reeleição, Fernando Henrique Cardoso garantiu: “Não vamos desvalorizar moeda nenhuma”. Em 13 de janeiro de 1999, poucos dias após a posse no segundo mandato, o político implementou a disparidade entre o dólar e o real, afetando a vida de diversos investidores brasileiros.

    Cristina explica que o livro surge, em meio ao cenário eleitoral de 2018, como uma forma de alertar sobre essa “normalização” da mentira na política. “Escolhemos uma falsidade com potencial de acontecer novamente. Não podemos ir mais tão ingênuos às urnas”, reforça.

    Se a mentira está tão impregnada na política, o que fazer? A dica dos autores é não repetir os mesmo erros. “Esse livro não é desalento, não significa desistir de votar. A gente só precisa olhar pra trás e apender com as experiências negativas. É necessário reforçar o olhar questionador”, pontua Cristina.

    Divulgação

    Você Foi Enganado: de Cristina Tardáguila e Chico Otávio. Ed. Intrínseca. 288 páginas. Preço: R$ 39,90 (impresso) e R$ 19,90 (e-book)

    Artigo anteriorFestival de Brasília: Luna narra vida adolescente após trauma virtual
    Próximo artigoFestival dos Festivais exibe filmes de outras mostras em Brasília