Os dias de Marocas (Juliana Paiva) não têm sido nada fáceis no século XXI. Depois de enfrentar uma série de ameaças envolvendo sua família, sua relação com Samuca (Nicolas Prattes) e até mesmo sua vida profissional, uma nova batalha está a caminho dela em O Tempo Não Para. A mocinha vai descobrir que pode estar carregando no organismo um vírus perigosíssimo e letal: o da varíola.
Tudo começa quando Marocas, levada para a Criotec, tem uma amostra de sangue colhida por Helen (Rafaela Mandelli). Intrigada, a filha de Dom Sabino (Edson Celulari) a questiona não só sobre isso, mas também sobre o fato de que sua família se tornou alvo de uma operação envolvendo até mesmo as Forças Armadas, e na qual a Dra. Petra (Eva Wilma) parece estar envolvida até o pescoço.
Sincera, Helen resolve abrir o jogo com Marocas e lhe faz uma revelação bombástica. Diz que Petra havia feito exames em todas as pessoas que foram encontradas congeladas no iceberg e descobriu entre elas um vírus devastador, que poderia matar milhões de seres humanos em todo o mundo e havia sido erradicado em 1978. Para isso, basta que deixe de estar em latência e seja ativado.
Apavorada, Marocas começa a entender por que Petra parecia tão tensa ao falar sobre os riscos envolvendo os “congelados” e se preocupa com sua família. Helen pede que a moça não comente nada sobre o que lhe contou e a filha de Dom Sabino é liberada para voltar para casa, atordoada com a revelação.



































