O produtor de cinema Steve Golin, vencedor do Oscar por Spotlight: Segredos Revelados (2015), morreu no último domingo (21/4), aos 64 anos, após uma longa batalha contra o câncer. O falecimento foi confirmado pelos agentes dele nesta segunda (22/4).
Além do prêmio máximo de Hollywood pelo drama sobre as investigações jornalísticas que revelaram casos de abuso sexual e pedofilia na Igreja Católica, Golin é responsável por mais de 90 produções para cinema e televisão.
Ele esteve nos bastidores de filmes como Brilho Eterno de uma Mente Sem Lembranças (2004), Quero Ser John Malkovich (1999), O Regresso (2015), Vidas em Jogo (1997) e O Mistério de Candyman (1992). Na TV, bancou projetos como Mr. Robot, Catch-22, The Alienist e The L Word.
Golin começou a carreira em meados dos anos 1980, fundando a produtora Propaganda Films ao lado do parceiro comercial Joni Sighvatsson. A empresa era responsável por videoclipes musicais e peças publicitárias premiados.
Na seara de clipes e propagandas, Golin ajudou a descobrir nomes que se tornariam cineastas importantes, como David Fincher (Vidas em Jogo), Michael Bay (Transformers), Spike Jonze (Quero Ser John Malkovich), Antoine Fuqua (O Protetor), Gore Verbinski (Piratas do Caribe) e Alex Proyas (Eu, Robô).
Depois que a Propaganda foi vendida para a PolyGram, Golin fundou a Anonymous Content, em 2000, produzindo comerciais para grandes marcas e clipes.